Teatro: USP sedia Festival nacional de teatro

Evento procura abrir espaço para o debate sobre produções teatrais nas universidades

qui, 07/08/2003 - 20h39 | Do Portal do Governo

O III Universidade em Cena, festival nacional de teatro universitário, será no campus da USP da capital de 29 de agosto a 7 de setembro. O evento procura abrir espaço para o debate sobre produções teatrais nas universidades. No entanto, não é concebido apenas para, ou por, alunos de artes cênicas. Grupos de extensão, de funcionários de diversas organizações, de estudantes de outras áreas integram o festival.

Além da apresentação de peças de companhias, inscritas e convidadas, outras atividades estão programadas ao longo do evento. Entre elas, as oficinas de trabalho, ciclos de debates e mostra de filmes.

Os interessados de outras localidades do país têm a chance de obterem hospedagem gratuita e alimentação a preços oferecidos aos estudantes da USP. Para isso, basta se inscreveram, gratuitamente, até o dia 15 de agosto. Será respeitada a ordem de inscrição e ficará a cargo do participante colchenete e roupa de cama.

Para reservar a vaga há duas maneiras: pelo site ou por carta, Diretório Central dos Estudantes da USP, rua da reitoria, 74, Butantã, São Paulo – SP, CEP 05509-900.

Atividades

Na edição deste ano haverá 13 oficinas. Destacam-se entre elas a de Clown (palhaço), de Contato-Improvisação e de Xamanismo e Teatro. “A oficina de Clown, por meio de exercícios de improvisação, busca a descoberta do clown como um ‘despertar’ dentro de cada um”, conta Marília de Santis, da coordenação do evento.

Já na oficina de Contato-Improvisação as bases são a consciência corporal, a relação do intérprete com o espaço e com o outro. E o grupo que trabalhará com Xamanismo e Teatro treinará um campo de visão amplificado na presença cênica, tendo contato com os elementais da natureza – fogo, terra, água e ar, numa linguagem de treinamento energético teatral.

O Universidade em Cena acontece desde 2001, com entrada franca. No ano passado, dentre os destaques, estiveram o Grupo XIX de Teatro, com o espetáculo “Hysteria”, que também foi encenada em Paris no mês de julho deste ano e “Biedermman e os incendiários”, da Companhia São Jorge de Variedades. Ambos os grupos são paulistas.

A campus da USP de capital fica no Butantã, zona oeste de São Paulo. Mais informações, ligue para (11) 3091-3270, das 10h às 17 horas, com Marília, Tatiana, Samuel ou Leonardo.