Teatro: Projeto Segundas do Memorial traz Candim, em apresentação única

Espetáculo mostra infância do pintor brasileiro Cândido Portinari

seg, 08/08/2005 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina traz em apresentação única, nesta segunda-feira, dia 8, o espetáculo Candim. A peça, que rendeu prêmio de melhor ator a Carlinhos Rodrigues pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), trata da infância do pintor brasileiro Cândido Portinari e seu contato com a terra e o povo brasileiro. Na montagem, um menino simples e sonhador, com os pés descalços e calças curtas, vive várias aventuras em Brodósqui, sua cidade natal. Acompanhado pela amiga Janelise, uma criança de rua, Candim acaba enfrentando seu maior medo – pesadelos com um espantalho.

O espetáculo também mostra Candim já pintor consagrado em sua arte, que ao recordar de seu tempo de menino se emociona. O público também tem a oportunidade de visitar a exposição de uma das mais importantes obras de Cândido Portinari no Memorial, o Painel Tiradentes, que fica exposto permanentemente no Salão de Atos.

Inaugurado em março de 1989, o Memorial da América Latina tem o objetivo de difundir as manifestações latino-americanas de criatividade e saber, além de buscar o estreitamento das relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina. O Memorial foi projetado e implantado por Oscar Niemeyer e teve o projeto cultural idealizado pelo antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, que propôs o seu papel fundamental: desenvolver no Brasil a consciência da integração e aprofundar a convivência e a amizade dos povos da América Latina.

Candim
Projeto Segundas do Memorial
Dia 8, segunda-feira, às 20 h.
Grátis

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 Metrô Barra Funda
Tel: (11) 3823-4600
Acesso a portadores de deficiência física
www.memorial.org.br

Da Secretaria da Cultura

J.C.