Teatro: Peça na Estação Ciência conta a história do cosmos

As apresentações começam no dia 11 de fevereiro

ter, 14/01/2003 - 19h41 | Do Portal do Governo

Uma trupe intergalática realiza um festival de teatro para contar a história do universo, na Estação Ciência da USP. A partir de 11 de fevereiro, o Núcleo de Artes Cênicas, pertencente à Estação, apresentará a peça ‘Conexões Cósmicas’, que pretende proporcionar uma reflexão sobre a teoria da evolução do cosmos. Teatro, música ao vivo, manifestações populares como capoeira, maracatu e arte circense se somam a vários recursos tecnológicos, para divulgar a ciência.

A peça, idealizada pelo Núcleo de Artes Cênicas, com concepção final de Wilton Amorim, foi inspirada por um painel exposto na Estação Ciência. Este quadro, por sua vez, reúne diversas teorias sobre a criação e evolução do universo, tendo o Big Bang como modelo fundamental.

Foi pintado pelo artista plástico Paulo Roberto Santiago a partir das idéias do professor Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Damineli também é consultor científico da produção teatral.

No enredo da peça, os integrantes de uma trupe mambembe intergalática realizam um festival de teatro, criando um espetáculo dentro do outro. Nesta nova encenação, os personagens principais pertencem a povos diferentes, de culturas distintas.

Os protagonistas contam a história do universo a partir de sua própria cultura, defendendo versões diferentes. Cada ponto de vista se relaciona a uma parte da teoria da evolução do universo, enfatizando primeiro a Era do caos, depois o Big Bang, os períodos da Luz, das trevas, da formação dos corpos celestiais, do desenvolvimento da vida e o tempo futuro. No final, um enigmático personagem chamado Elo mostra que todas as histórias têm um só sentido, se forem unidas.

Mais informações: (011) 3675-8828

C.A