Teatro: Peça Conexões Cósmicas será apresentada na Estação Ciência

Objetivo do trabalho é passar ao público conceitos complexos de maneira informal

qui, 22/05/2003 - 12h48 | Do Portal do Governo

Grupo de artistas estréia a peça Conexões Cósmicas, dia 7 de junho, às 16 horas, na Estação Ciência. A montagem foi criada pelo Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência (EC), Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da USP, em parceria com a Cooperativa Paulista de Teatro. O objetivo do trabalho é passar ao público conceitos complexos, de maneira informal, contribuindo para a educação científica e tecnológica da população.

A equipe tem elenco de seis artistas e mais de 20 técnicos de apoio. Os personagens Méson Pi, Partícula, Quark, Axion, Spin e Ano-Luz dividem o palco e travam um debate sobre as origens do Universo, Via-Láctea, Sistema solar e a Terra. Numa linguagem simples, lúdica e interativa, apresentam também as origens da Humanidade, a transitoriedade da vida e as múltiplas possibilidades para o futuro.

Pangu, Romeiros, Alunos, Planc, Fóton, Discípulos, Herdeiro, DNA, Genoma, Tecedeira, Red, Blue, Professor, Tecelã, Elo, Pessoas, Lux, Rei e Gigante são outros personagens, representantes dos povos e das forças do universo, que mostram as respectivas versões para o início de todas as coisas.

Outras experiências

Wilson Amorim teve inspiração para escrever a obra a partir da leitura da poesia Vivendo o Big-Bang, da professora do Instituto de Física da USP, Amélia Império Hamburger, e do texto Evolução, do professor do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, Augusto Damineli Neto, especialista em estrelas e um dos mais importantes astrônomos da atualidade.

O próximo passo, segundo o produtor cultural da EC e membro do elenco, Cauê Matos, será a organização de um ciclo de debates e depoimentos de experiências sobre ciência e arte. “Esse material será publicado num livro. Vamos criar uma nova peça, intitulada O Pequeno Cientista.”

Na Estação da Ciência há a exposição Conexões Cósmicas, que faz parte do acervo fixo da instituição. A mostra exibe a história das origens do Universo até os dias atuais, destacando as grandes descobertas da ciência, como o DNA.

O projeto teatral tem apoio da Sociedade Científica de Estudos da Arte (Cesa), Associação Amigos da Estação Ciência e Fundo de Cultura da Pró-Reitoria de Cultura e extensão Universitária da USP e empresas privadas.

SERVIÇO
A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1.274 – Lapa, com acesso pela Estação Lapa da CPTM, que faz conexão com o Terminal Barra Funda.
Outras informações: (11) 3675-8828 ou e-mail caue@eciencia.usp.br.
Grupos escolares interessados em assistir à peça devem agendar horário na Estação Ciência.
Sessões de terça a quinta-feira, às 10 e às 15 horas. Aos sábados, às 16 horas.
Preço: R$ 10,00. Estudantes e professores pagam R$ 5,00.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)