Teatro: Memorial da América Latina apresenta ‘Einstein – um ato de Gabriel Emanuel’

Apresentação será nesta segunda-feira, dia 4

seg, 04/11/2002 - 10h44 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina apresenta nesta segunda-feira, dia 4, ‘Einstein – um ato de Gabriel Emanuel’. O texto do dramaturgo canadense Gabriel Emanuel (pseudônimo do advogado Gordon Wieseman), sobre o físico Albert Einstein (1879-1955), Nobel de Física por suas idéias sobre as propriedades da luz, foi adaptado e dirigido por Sylvio Zilber, fundador do Teatro-Escola Macunaíma.

O espetáculo transcorre em 1949: aos 70 anos, no escritório de sua casa, o personagem prepara-se para um jantar. Enquanto se veste, em dúvida sobre se toca violino ou discursa, Einstein traz à tona reminiscências de sua infância e juventude: seu relacionamento familiar, suas dificuldades escolares, sua origem judaica e o domínio nazista na Alemanha de 1930.

Costurando as reflexões de Einstein, o texto reconstrói o mito em dimensão humana, alternando o humor com que narra sua infância à dor de sua desatenção familiar e sua vocação solitária.

A montagem

Em cena, Einstein é interpretado pelo ator Carlos Palma, em atuação comovente que lhe rendeu o Prêmio Mambembe de Melhor Ator de 1998, da Funarte. Palma é ator formado pela ECA/USP e desde 1998 vem interpretando, com enorme sucesso, o personagem. Para ele, além do apelo que a figura de Einstein tem sobre o público, ‘o sucesso se deve à identificação com algo que o texto consegue mostrar: um lado humano, falível e imperfeito de um mito’.

Em cartaz há quatro anos, a montagem já foi exibida em diversos teatros de São Paulo, em Manaus, Belém, Fortaleza, Teresina, fez uma pequena temporada na Europa e voltou à capital paulista, contabilizando mais de 300 mil expectadores. Tal sucesso deve-se ao fato de a peça dialogar com diferentes públicos, atraindo desde uma platéia adulta até estudantes, seduzidos pela abordagem histórica objetiva e informal.

Data: Segunda-feira, dia 4 de novembro
Horário: 20 horas
Local: Auditório Simón Bolívar (acesso pelo portão 13 do Memorial da América Latina)- Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664- São Paulo