Teatro: Estudantes assistem peças na sede da EMTU em São Bernardo do Campo

Finalidade do Projeto Escola é transmitir os conceitos de educação e segurança no trânsito

qua, 13/11/2002 - 13h02 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), vinculada à Secretaria de Transportes Metropolitanos, realiza todas as terças e quintas-feiras peças teatrais para alunos de escolas próximas ao Corredor Metropolitano São Matheus/Jabaquara. A finalidade do Projeto Escola é transmitir os conceitos de educação e segurança no trânsito por meio do teatro.

As crianças de 7 a 9 anos podem assistir o espetáculo ‘Parada Metrinha’. Vários personagens que compõem o dia a dia no Corredor são retratados na peça. O idoso e os portadores de deficiência, sendo respeitados e usufruindo das vantagens que sistema oferece como: embarque preferencial, assentos reservados, ônibus equipados. Crianças comportando-se inadequadamente (jogando bola, andando de skate, empinando pipa, pulando o gradil, atravessando sem olhar, fora da faixa, atrás do ônibus etc) e sendo orientadas pelo fiscal para a correta utilização e prevenção de acidentes no Corredor. Músicas e brincadeiras interativas reforçam os conceitos de cidadania e segurança.

Já ‘Parada Pensar’ é um espetáculo teatral voltado para adolescentes de 15 a 17 anos, que retrata a vida de um adolescente, futuro motorista, e sua relação de desafio às regras impostas pela família e sociedade. A sua atitude, que ressalta o pensamento de ‘comigo nada acontece’, acaba gerando um acidente fatal o que ocasiona a sua invalidez. Este é o principal momento da peça, onde inicia-se uma reflexão sobre suas atitudes e conseqüências: dirigir embriagado, não respeitar a sinalização e os fiscais de trânsito, burlar as leis, andar de skate no Corredor, etc.

As apresentações são realizadas todas as terças e quintas- feiras, no auditório da EMTU/SP, localizada na Rua Joaquim Casemiro, 290, no bairro Planalto, em São Bernardo do Campo. As escolas interessadas devem entrar em contato com a Metra (Fone: 4390-3828), operadora do Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara, responsável pela organização e agenda.

Em 2001, 3 mil crianças e adolescentes de 13 diferentes escolas assistiram as peças teatrais. As crianças recebem o Diploma do Bom Pedestre e os adolescentes um adesivo alusivo a apresentação.

Além disso, os jovens visitam a oficina e demais instalações da empresa. Após as atividades os professores são orientados a fazer com seus alunos desenhos sobre o que mais gostaram na apresentação. Os desenhos ficam em exposição no saguão do auditório.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo

A.M