Teatro: Centro de Estudo recebe doações sobre história do teatro paulista

Objetivo é criar núcleo de pesquisa das atividades teatrais, organizar e divulgar o patrimônio cultural

ter, 20/05/2003 - 10h49 | Do Portal do Governo

O Centro de Estudo e Memória do Teatro Paulista, com sede no Arquivo do Estado de São Paulo, lança campanha para ampliar seu acervo. A população pode ajudar doando fotos, programas, textos, cartazes, críticas, croquis de cenários e desenhos de figurinos sobre a história do teatro paulista.

Criado em 2001, o Centro recebeu as primeiras doações da atriz Maria Alice Vergueiro e do cenógrafo e figurinista Renato Scripilliti. A instituição também aceitou objetos de Maria Della Costa, Maria Thereza Vargas e Luque Daltroso.

O objetivo é estabelecer um núcleo de pesquisa sobre as atividades teatrais e criar um local onde se possa organizar e divulgar o patrimônio cultural produzido pelo teatro paulista. “O material arrecadado será incorporado ao do próprio Arquivo do Estado. Receberá tratamento adequado para conservação e estará disponível para o público”, explica diretor do Centro de Estudos e Memória do Teatro Paulista, Emílio Fontana.

A coleção doada por Maria Della Costa reúne 30 quilos de material, boa parte dele sobre a história do teatro brasileiro. Entre os documentos cedidos, 655 fotografias em preto e branco de peças e viagens, e 40 coloridas, que documentam a atriz ao lado de artistas do porte de Ziembinski, Arthur Miller, Itália Fausta, Paulo Porto, Jardel Filho, Fernanda Montenegro, Sérgio Brito, Ênio Gonçalves e Jorge Amado.

Entre os registros raros, uma foto da viagem a Berlim, onde Maria Della Costa conheceu Helene Weigel, esposa do dramaturgo alemão, Bertolt Brecht. Outra foto mostra a atriz ao lado do líder chinês Mao-Tse-Tung.

Mais antiga de São Paulo

O Arquivo do Estado, fundado em 1721, é a instituição pública mais antiga de São Paulo. Foi criada para selecionar e recolher a documentação produzida e acumulada pelo poder Executivo.

Com registros do século 16, é um dos principais centros de pesquisas para fins escolares, acadêmicos e comprobatórios legais de todo o Estado. Possui registros cartoriais, documentos de secretarias e da USP emitidos desde o século 17, além de arquivos do extinto Departamento de Ordem Política e Social (Deops) e um acervo iconográfico e mapoteco. Há também arquivos privados do século 19, como de biblioteca e hemeroteca (coleção de jornais e revistas).

SERVIÇO
O interessados em doar materiais sobre o teatro paulista devem dirigir-se ao Centro de Memória do Teatro Paulista, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 596.
Atendimento de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas
Tel. (11) 6221-4785 ramal 230 ou 6251-2744 – Entrada franca

Da Agência Imprensa Oficial