Teatro: Casa das Rosas realiza o curso ‘A Biomecânica de Meyerhold’

Método de teatro criado pelo russo Vsévolod Meyerhold é destinado a atores e performers

seg, 24/06/2002 - 13h38 | Do Portal do Governo

Considerado um dos maiores diretores do século XX, a obra do russo Vsévolod Meyerhold (1874-1940) marcou a cena soviética e européia com suas idéias revolucionárias sobre o teatro, e principalmente sobre o ator. Após a ruptura com o mestre Stanislavski, Meyerhold dedicou seus esforços na elaboração de alguns procedimentos de composição, como a «pré-interpretação» e de experiências pedagógicas fundamentais, a «biomecânica».

Caráter essencial da Biomecânica é o método de jogo baseado na ‘espacialização do pensamento e da emoção’. Através do treinamento, da plástica e da acrobacia, o performer desenvolve o exato golpe de vista, cálculo preciso de seus movimentos para coordená-los com os outros performers, com objetos cênicos. O estudo dos princípios biomecânicos permite dominar melhor, e ritmicamente, o espaço e a composição da frase do movimento. Na relação entre a palavra e a ação, a biomecânica utiliza o movimento como o meio mais potente de expressão orgânica: “as palavras são um esboço sobre a tela dos movimentos”.

Com o objetivo de divulgar e treinar os princípios da biomecânica de Meyerhold, a Casa das Rosas promove curso voltado para atores e performers. O curso ministrado por Yedda Chaves tem duração de três meses. A taxa mensal é de R$ 40,00.

Yedda Chaves é atriz e pesquisadora teatral formada pela Escola de Arte Dramática (EAD) e pela Universidade degli Studi di Bologna -Itália. Além de atuar em espetáculos, como Silêncio, realizou estudos sobre o Kathakali indiano, Comédia dell’Arte e Danças de Corte européias. Desde 1992 se dedica à pesquisa sobre Meyerhold, a biomecânica, seus influxos no século XX e na pós-modernidade. Desde 1997 é aluna do prof. Guenádi Bogdanov, considerado o mais importante transmissor dos conhecimentos práticos de biomecânica no mundo.

Horários:

  • Terças-feiras, das 16h às 18h
  • Quintas-feiras, das 14h às 16h

    Casa das Rosas
    Av. Paulista, 37 – Cep 01311-902 – São Paulo SP
    tel/fax (011) 251.52.71 / 288.94.47
    Estacionamento convencionado à Al. Santos, 74 (desconto de 30%)
    Internet: www.casadasrosas.sp.gov.br
    E-mail: casadasrosas@sp.gov.br