Taxa de desemprego permanece estável na Grande São Paulo

Confira os resultados da pesquisa da Fundação Seade divulgada hoje

qui, 28/02/2002 - 10h04 | Do Portal do Governo

De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada na manhã desta quinta-feira, dia 28, pela Fundação Seade e o Dieese, a taxa de desemprego total na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) permaneceu praticamente estável em janeiro, passando de 17,8% em dezembro para os atuais 17,9% da População Economicamente Ativa (PEA).

O contingente de desempregados foi estimado em 1.668.000 pessoas. O tempo médio despendido pelos desempregados na busca por um novo trabalho aumentou de 52 semanas, em dezembro, para 54 semanas, em janeiro. Em relação a janeiro de 2001, a taxa de desemprego total na RMSP aumentou 9,8% nos últimos doze meses.

Em janeiro, o nível de ocupação registrou pequeno decréscimo (1,0%), movimento típico para o período. O total de ocupados na RMSP foi estimado em 7.651.000 pessoas.

Por setor de atividade, verificou-se o seguinte comportamento em janeiro de 2002:

* Indústria: relativa estabilidade (1.000 novas ocupações) – Resultado de contratações de assalariados com carteira assinada, que contrabalançaram as dispensas de assalariados sem carteira e de trabalhadores autônomos;

* Comércio: aumento de 11.000 ocupações – Decorrente do crescimento de assalariamento sem carteira de trabalho assinada, mais que compensando a diminuição do contingente de autônomos;

* Serviços: redução de 47.000 ocupações – Principalmente de trabalhadores autônomos;

* Outros Setores: diminuição de 40.000 ocupações – Predominantemente nos Serviços Domésticos.

Para obter informações adicionais ou consultar a pesquisa completa basta acessar o site: www.seade.gov.br