Taxa de desemprego ficou praticamente estável no mês de dezembro de 2001 na Região Metropolitana

Confira os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Fundação Seade

qui, 31/01/2002 - 10h06 | Do Portal do Governo

No mês de dezembro de 2001, a taxa de desemprego total na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) ficou em 17,8%, praticamente estável em relação a novembro, quando o índice foi de 17,9% da População Economicamente Ativa – PEA.

A informação é da Pesquisa de Emprego e Desemprego divulgada nesta quinta-feira, dia 31, pela Fundação Seade, vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento do Estado, e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

De acordo com o levantamento realizado pelas duas instituições, no período analisado a entrada de 83 mil pessoas na PEA ocorreu simultâneamente à criação de 78 mil postos de trabalho, o que determinou esta relativa estabilidade. O contingente de desempregados foi estimado em 1.673.000 pessoas.

Quase todos os setores de atividade registraram desempenho favorável, sendo que a Indústria reverteu a trajetória de declínio dos oito meses anteriores.

Em novembro, o rendimento médio real dos ocupados manteve a trajetória de declínio dos três meses anteriores, embora com menor intensidade neste mês (0,5%), passando a corresponder a R$ 845. Os assalariados tiveram um decréscimo de 1,1% em seu rendimento médio, que passou a equivaler a R$ 873.

A taxa global de participação passou de 63,3% em novembro para 63,8% no mês de dezembro.

O tempo médio despendido na busca por um trabalho passou de 51 semanas em novembro para 52 semanas em dezembro, maior patamar registrado no ano passado.

Em comparação a dezembro de 2000, a taxa de desemprego total na RMSP aumentou 9,9%.

A pesquisa completa estará disponível em breve para consulta no site: www.seade.gov.br