Taxa de desemprego aumentou em outubro na região do ABC

À exemplo da Região Metropolitana, outubro foi considerado um mês atípico, proporcionalmente ao ano anterior

qui, 06/12/2001 - 16h36 | Do Portal do Governo

Em outubro, a taxa de desemprego total da região do ABC apresentou expressivo aumento, passando de 16,8%, em setembro, para os atuais 17,7% da população economicamente ativa.

Entretanto, deve-se ressaltar que, no mês anterior, a taxa de desemprego atingiu o menor patamar de toda a série. O contingente de desempregados foi estimado em 221 mil pessoas.

A eliminação de 7 mil postos de trabalho e a inserção de 5 mil pessoas no mercado de trabalho, respondem pelo acréscimo de 12 mil pessoas no contingente de desempregados, no mês em análise.

A ampliação da taxa de desemprego em outubro decorreu da variação positiva tanto da taxa de desemprego aberto, que passou de l0,6% para 10,9%, quanto da taxa de desemprego oculto, que apresentou acréscimo mais substancial, passando de 6,2% para os atuais 6,8%. Os contingentes em desemprego aberto e oculto foram estimados em 136 mil e 85 mil pessoas, respectivamente.

Ao analisar a taxa de desemprego por segmentos populacionais, fixou-se como parâmetro o índice de escolaridade que apontou 16,1% para aqueles que têm pelo menos ensino médio completo.

Nos últimos 12 meses, registrou-se comportamento diferenciado da taxa de desemprego dos segmentos populacionais analisados, destacando-se aumento expressivo para os chefes de domicílio (14,4%) e para pessoas com mais de 40 anos (16,8%). Outro dado é que aumentou o tempo de procura de emprego, que cresceu para 50 semanas.

Por setores de atividades, verificou-se na indústria, redução de 17 mil postos de trabalho. O comércio manteve a estabilidade, no item Serviços constatou-se a criação de 13 mil ocupações e, no segmento Outros, a redução foi de três mil postos de trabalho.