Taubaté é sede do maior evento de esporte escolar da América Latina

Diretoria de Ensino de Taubaté está promovendo a Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo

qua, 16/04/2003 - 10h02 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


A Diretoria de Ensino de Taubaté, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, está promovendo a Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo. A disputa substitui o antigo Campeonato Escolar de Esportes do Estado, realizado desde 1993. Trata-se do maior evento de esporte escolar da América Latina, em competição anual, abrangendo escolas estaduais das 89 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo. São quatro categorias: juvenil, infantil, mirim e pré-mirim, com a participação de alunos pertencentes às turmas de Atividades Curriculares Desportivas (ACD).

O objetivo é propagar e valorizar a prática do esporte, como espaço de vivência de relações interpessoais, que contribuem para a ampliação das oportunidades do exercício da cidadania. E também incentivar a participação de alunos em atividades esportivas de competição, como um dos fatores que contribuem para minimizar a agressividade do adolescente. Isso proporciona o desenvolvimento de hábitos favoráveis ao convívio social.

Em Taubaté, as 26 escolas estaduais da região, inscritas no evento, estão representadas por 2,2 mil alunos. As modalidades desenvolvidas são vôlei, basquete, atletismo, damas, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Todas para ambos os sexos, nas seguintes fases: diretoria de ensino, inter-DEs ou sub-regional, regional e final estadual.

Jogos regionais

Os jogos da categoria infantil iniciaram dia 8 e terminam dia 30, na fase diretoria de ensino. A fase sub-regional será realizada em agosto. A regional, com sede na cidade de Lorena, também em agosto, e a estadual, em setembro na cidade de Jaú.

A fase diretoria de ensino, da categoria mirim, será disputada no mês de agosto, a sub-regional em setembro, e a regional na cidade de Pindamonhangaba, também em setembro. A fase estadual, sediada em Presidente Venceslau, será no mês de novembro. A categoria juvenil, em setembro, e a pré-mirim, em outubro.

Na cerimônia de encerramento haverá homenagem aos atletas campeões em todas as categorias.

SERVIÇO
Olimpíada Colegial de Taubaté – categoria infantil
Horário: das 13 às 17 horas (todos os dias)
Local: Sesi Taubaté
Endereço: Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1.264
Esplanada Santa Teresinha – Telefone (12) 3634-4000

(AM)