Tarifas bancárias: Fundação Procon-SP divulga balanço anual de 2001

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qua, 26/12/2001 - 10h30 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP efetuou um balanço resumido da pesquisa de tarifas bancárias. Por meio desse levantamento, feito semestralmente, detectaram-se grandes diversidades na nomenclatura e na forma de cobrança. As maiores diferenças entre a menor e maior tarifa praticadas pelos bancos, nas pesquisas de março e setembro, foram de 940% e 504%, respectivamente.

Em março/2001 a contratação do cheque especial apresentou a maior diferença do ano, 940%, uma vez que o Banco Itaú adotava a menor tarifa (R$ 1,50), entre os bancos pesquisados, enquanto a maior foi a praticada pelo Banco Real (R$ 15,60).

Já em setembro/2001, a maior diferença (504%) referiu-se à renovação do cadastro da conta especial – PF (valor anual), item que teve a menor tarifa de R$ 9,00 (Banco do Brasil) e a maior de R$ 54,40 (Banco Real).

Os técnicos de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP ressaltam que algumas instituições isentaram seus clientes do pagamento dessas duas tarifas.

Destaques na conta corrente comum

Dentre os itens comparados, a maior diferença entre a menor e a maior tarifa, na coleta de março/2001, ficou por conta da manutenção do cartão magnético (valor anual), com o percentual de 628%.

Em setembro/2001 o destaque quanto a esse tipo de conta foi de 289%, para o item renovação do cadastro – PF (valor anual).

Neste caso também verificou-se que algumas instituições isentaram seus clientes do pagamento dessas duas tarifas.

Destaques na conta corrente especial

Neste caso, maior diferença entre as tarifas comparadas em março/2001 foi de 628%: manutenção do cartão magnético (valor anual). No levantamento efetuado em setembro/2001 a maior diferença foi de 504% na renovação de cadastro – PF (valor anual).

Novamente observou-se que algumas instituições isentaram seus clientes do pagamento dessas duas tarifas.

Comparação entre pesquisas de novembro de 2000 e setembro de 2001

Ao se comparar a última pesquisa feita em 2000 (6 a 9/11/2001) com a última deste ano (11 a 13/9/2001), constatou-se que, dos 40 itens pesquisados, os bancos que mais aumentaram suas tarifas foram:
– HSBC, com 18 aumentos. O primeiro e o segundo talão de cheques (20 folhas no mês) foram os itens com as maiores elevações: 25% (em novembro/2000 a tarifa era de R$ 4,00 e em setembro/2001, de R$ 5,00). Os técnicos ressaltam que esse banco isenta o consumidor do pagamento do cartão, independentemente se o cliente optou pela isenção de pagamento das 20 primeiras folhas de cheque no mês;
– BBV, com 13 aumentos. O item que teve a maior elevação foi o saque no banco 24 horas (28,57%), que, em novembro/2000, apresentava tarifa de R$ 1,40 e, em setembro/2001, de R$ 1,80;
– O Santander, com sete aumentos e duas novas cobranças. O cheque avulso foi o item que mais subiu no período avaliado (33,33%), já que em novembro do ano passado a tarifa era de R$ 2,25 e em setembro último, R$ 3,00. O pagamento de cheques em espécie no caixa e a compensação de cheques não eram cobrados em novembro/2000, sendo que em setembro/2001 era cobrada a tarifa de R$ 0,50 em ambos serviços prestados, por cheque emitido com valor inferior a R$ 20,00.

Os técnicos alertam os consumidores que, tendo em vista as disparidades levantadas, o consumidor pesquise e busque esclarecimentos sobre produtos e serviços, checando se os valores das tarifas estão em conformidade com o estipulado nas tabelas, de afixação obrigatória em local visível e de fácil acesso, com 30 dias de antecedência ao início de vigência das tarifas.

Os 14 bancos que fizeram parte da coleta foram: Banco Bilbao Vizcaya-BBV, Banco do Brasil, Bandeirantes, Banespa, BCN, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Mercantil de São Paulo, Nossa Caixa Nosso Banco, Real, Santander e Unibanco. Em novembro/2000 e em setembro/2001 respectivamente, os bancos Banespa e Bandeirantes não fizeram parte da coleta, pois o primeiro estava em greve e os segundo não foi incluído no levantamento, por ter sido adquirido pelo Unibanco.

A Fundação Procon-SP coloca o resultado da pesquisa à disposição dos interessados para consulta nos postos de atendimento pessoal (Poupatempo Sé, Itaquera, Santo Amaro) ou pelo telefone 3824-0446. Pela Internet, a coleta pode ser consultada no endereço: www.procon.sp.gov.br