Talento reconhecido: Aluno da Unesp é eleito personalidade do ano pelo Info Exame

O prêmio é o mais cobiçado na área e estimula a inovação tecnológica

qui, 13/11/2003 - 10h56 | Do Portal do Governo

Da Agência de Notícias da Unesp

João Câmara Júnior, 23 anos, quartanista do curso de Matemática do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da UNESP, campus de São José do Rio Preto, vai receber o prêmio Personalidade do Ano na área de informática, concedido pela sétima vez, pela revista Info Exame, da Editora abril, a melhor publicação da área no País.

O evento será realizado no próximo dia 3 de dezembro, na sede da Editora Abril, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Câmara Júnior estará ao lado de outros 43 profissionais de empresas do porte da Microsoft, Java, Google, Banco Itaú, Terra, Dell Computer, Embratel, selecionados pelos jornalistas da publicação e pelo público leitor da revista.

O feito do aluno foi montar, com apenas R$ 60 mil mil, um ‘supercomputador’ com velocidade 120 vezes maior que um semelhante adquirido pela universidade ao custo de US$ 1 milhão. Batizado de Pandora, o equipamento foi montado para o Departamento de Física do IBILCE, a partir da tecnologia Cluster Beowulf. Câmera Junior montou, em três semanas, uma máquina que une 16 PCs de alta velocidade, com 40 gigabytes de disco cada, totalizando quase um terabyte de disco disponível ou um trilhão de bytes.

O aluno que já montou mais uma supermaquina, 40% mais veloz que a anterior, agradece o Prêmio à UNESP, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a todos os docentes do laboratório que colaboraram para esta conquista, o indicando para estagiar no Instituto de Estudos Avançados do Centro Técnico Aeroespacial. ‘Este prêmio revela o potencial de Câmera’, diz Walter Filgueira, do Ibilce.

Com a repercussão do prêmio, Câmara Júnior, que ganhou do pai seu primeiro computador quando tinha oito anos de idade, espera obter o certificado da CISCO, empresa que certifica profissionais para a área de redes, campo em que deseja se especializar. ‘Quero aumentar o número de clusters na UNESP e possibilitar a sua ampla utilização’, conclui o aluno do Ibilce.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unesp.br
V.C.