Sumário de Dados da Grande São Paulo completa 25 anos e lança CD-ROM duplo

Lançamento foi realizado nesta quinta-feira, dia 15

qui, 15/05/2003 - 15h20 | Do Portal do Governo

Para comemorar os 25 anos do Sumário de Dados da Grande São Paulo, a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa), vinculada à Secretaria da Economia e Planejamento, lançou nesta quinta-feira, dia 15, um CD-ROM duplo, com um capítulo especial sobre a vocação turística da Região Metropolitana de São Paulo.

Editado desde 1977, até então em formato de livro, o sumário centraliza em um único local os principais dados sócio-econômico e estatísticos sobre os 39 municípios da Grande São Paulo, das Regiões Metropolitanas da Baixada Santista e de Campinas, com 403 tabelas, 149 gráficos, 19 mapas, 16 vídeos e mais de mil fotos. Tem como objetivo facilitar a consulta dos usuários, eliminando a busca de informações em diferentes fontes e reduzindo, os custos de acesso aos dados e o tempo de pesquisa.

O novo CD-ROM aborda 17 grandes temas entre eles, aspectos físico-territoriais, demografia, saúde, habitação, transportes e segurança pública, entre outros. Alguns dados interessantes podem ser obtidos como: de cada 10 habitantes do Brasil, um residiu na metrópole paulista em 2000; há dois veículos para cada grupo de cindo pessoas; em São Paulo, os moradores continuam se transferindo das áreas centrais para as periféricas; 83,1% dos domicílios têm telefone; apesar da queda de 20% no total de passageiros transportados, o ônibus constitui a modalidade básica de deslocamento da maioria dos paulistanos, que se utiliza do sistema coletivo de transportes, entre outros.

O setor de turismo foi atualizado e ampliado, contendo informações sobre os meios de hospedagem e praças de alimentação. Inclui dados sobre diversos segmentos do turismo como de compras, negócios, rural, aventura e religioso.

Mostra, por exemplo, que não é preciso ir a Espanha em busca de paz espiritual, pois há o Caminho do Sol, versão paulista do Caminho de Santiago de Compostela, roteiro que envolve 12 cidades do Interior de São Paulo, onde devotos percorrem 240 km, cruzando trilhas e trajetos rurais, entre as cidades de Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo, até Águas de São Pedro, Interior do Estado, onde se encontra a imagem de São Tiago, marcando o final da peregrinação.

Além do grande peso dos turismos de negócio e tecnológico, uma das mais novas opções de lazer na Grande São Paulo é o turismo rural. Na Capital, fazendas dos bairros de Parelheiros, Engenheiro Marsilac e Grajaú, localizados no extremo da Zona Sul, localizam-se a menos de 40 km dos escritórios de negócios das avenidas Paulista, Luís Carlos Berrini e Marginal Pinheiros. Há também aldeias indígenas.

Outro destaque fica por conta da Rota da Cachaça, que inclui os municípios de Guararema, Mairiporã, Salesópolis e Santana de Parnaíba, onde podem ser visitados os alambiques e apreciados vários tipos de pinga. Este circuito é considerado o maior produtor de cachaça do País, destilando 1 bilhão de litros/ano.

Para surpresa de muitos, a coordenadora de Informações Estatísticas da Emplasa, Cecília Maria Nahas, revela que os 39 municípios da Região Metropolitana oferecem a maior opção de turismo no País. ‘Está sendo descoberto agora a importância do turismo na Grande São Paulo’, afirma.

O vice-governador Cláudio Lembo disse que o lançamento deste CD- ROM revela o nível da qualidade do serviço público de São Paulo. ‘Isto mostra que tudo que se diz a respeito do servidor é um equívoco. Estamos oferecendo à sociedade, instrumentos de aperfeiçoamento do trabalho na vida pública dos grandes centros’, considerou.

O secretário da Economia e Planejamento, Andrea Calabi, comentou que a Grande São Paulo e as Regiões Metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista, representam um dos maiores desafios que sua pasta tem pela frente.

‘Este complexo metropolitano, com extensão na direção de São José dos Campos e Bauru, representa 70% da população do Estado e 70% do PIB estadual, resultando em 28% do PIB nacional’, observou.

O secretário-adjunto de Turismo e Cultura do município de Embu, conhecido tradicionalmente pela feira de artes, afirmou que o CD-ROM vai ajudar a alavancar os investimentos das cidades. ‘O CD-ROM é uma evolução em termos de prestação de dados para divulgar a indústria turística. Oferece uma ampla abrangência de dados em vários segmentos da economia’, disse, observando que por fim de semana, o município recebe entre 20 e 30 mil turistas, o que resulta na empregabilidade de 15 a 25 mil pessoas direta e indiretamente.

O CD foi distribuído aos prefeitos e presidentes de Câmaras dos Municípios da Região Metropolitana, secretários municipais, deputados e vereadores.

Valéria Cintra