Sumário de Dados da Grande São Paulo completa 25 anos e ganha CD-ROM duplo

Lançamento será nesta quinta-feira, dia 15, no Palácio dos Bandeirantes

qui, 15/05/2003 - 8h43 | Do Portal do Governo

Na Capital, os moradores continuam se transferindo das áreas centrais para as periféricas. O número de chefes de família sem rendimentos aumentou. Mais de 50% das mortes de crianças menores de um ano estão relacionadas às afecções originadas no período perinatal, o que revela um acompanhamento inadequado durante a gestação. Na Grande São Paulo, 83,1% dos domicílios possuem linha telefônica. De cada nove usuários do sistema coletivo de transportes, cinco utilizam o ônibus em suas atividades cotidianas.

Essas e outras informações podem ser encontradas no CD-ROM Sumário de Dados da Grande São Paulo 2002, elaborado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa), que as Secretarias de Economia e Planejamento e dos Transportes Metropolitanos lançam nesta quinta-feira, dia 15, às 11 horas, no Palácio dos Bandeirantes (Salão dos Pratos).

Como o Sumário de Dados está completando 25 anos, essa edição recebeu tratamento especial e está sendo lançado em CD-ROM duplo, com capítulo especial sobre vocação turística da Grande São Paulo.

O novo CD-ROM apresenta um conjunto de 403 quadros estatísticos, 149 gráficos, 17 mapas, 16 vídeos e mais de mil fotos, distribuídos segundo 17 grandes temas, tais como: demografia, saúde, educação, habitação, transportes e segurança pública, entre outros.

O setor de turismo contempla informações sobre meios de hospedagem, praças de alimentação, pontos turísticos, lazer etc. Revela, ainda, os diferentes segmentos do turismo (de compras, de negócios, de contemplação, rural, de aventura, religioso etc.), mostrando que a Grande São Paulo, além ser a maior em densidade de turismo do País, constitui uma atração turística. Há aspectos desconhecidos por muitos, como a Rota da Cachaça, a Rota das Flores e o Caminho do Sol.

Para comemorar os 25 anos do Sumário, o CD-ROM será distribuído aos prefeitos e presidentes de câmaras dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo, secretários municipais, deputados e vereadores. Posteriormente, poderá ser adquirido pelos interessados no Centro de Documentação e Informações Técnica da Emplasa (Rua Augusta, 1626 – 8º andar).

Serviço
Evento: Lançamento do CD-ROM Sumário de Dados da Grande São Paulo 2002
Data: 15/5/03
Horário: 11 horas
Local: Palácio dos Bandeirantes – Salão dos Pratos (Av. Morumbi, 4500 São Paulo SP).

(AM)