Sumário de Dados da Grande São Paulo 2001 em CD-ROM

Lançamento será nesta terça-feira, dia 18, na Livraria Cultura

seg, 17/09/2001 - 11h41 | Do Portal do Governo

Lançamento será nesta terça-feira, dia 18, na Livraria Cultura

O CD-ROM Sumário de Dados da Grande São Paulo 2001 é fruto da parceria entre a Secretaria Estadual dos Transportes Metreopolitanos e a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa).

O novo produto, elaborado pela Emplasa, dá tratamento especial ao turismo, mostrando, por meio de textos, vídeos e fotos, a caracterização histórico-cultural, os principais pontos turísticos, os eventos e as tradições folclóricas.

Apresenta uma outra inovação: a inclusão de um capítulo com indicadores selecionados, que permitem uma breve caracterização de cada um dos 39 municípios que integram a Região Metropolitana.

Além do turismo e dos indicadores, o Sumário traz ainda um conjunto de 357 tabelas, 147 gráficos, 17 mapas e 449 fotos, inclui informações sobre mais 15 variáveis: aspectos físico-territoriais e políticos, meio ambiente, demografia, emprego e renda, desemprego, atividade econômica, energia elétrica, educação, saúde, habitação, segurança pública, transportes, comunicações e finanças públicas municipais.

Entre as atrações turísticas nos 38 demais municípios da Grande São Paulo destacam-se 36 parques, 13 museus, 28 pesqueiros, 26 cachoeiras e 12 trilhas, além de zoológicos, teatros, grutas, templos budistas, balneários, coretos, mirantes e até castelos.

Um dos exemplos é a nascente do Rio Tietê, a 17 km do centro de Salesópolis, que está localizada num parque com 134 hectares, dos quais 9,6 hectares estão sob controle ambiental, protegendo os diversos olhos d’água que formam o mais importante rio do Estado. A Grande São Paulo possui também um Cristo Redentor, no Morro do Cristo, em Taboão da Serra, a Cidade das Abelhas (Embu) e o Castelo Robson (Ribeirão Pires).

O lançamento, na Livraria Cultura, contará com as presenças do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes e do presidente da Emplasa, Eduardo Fontes Hotz.

O CD-ROM Sumário de Dados da Grande São Paulo 2001 poderá ser encontrado no Centro de Documentação e Informações Técnicas (CDT) da Emplasa (Rua Augusta, 1626 – 8º andar, Cerqueira César – São Paulo-SP) ou na Livraria Cultura.

Data: Terça-feira, dia 18 de setembro de 2001
Horário: 18 horas
Local: Livraria Cultura -Av. Paulista, 2073 – Conjunto Nacional – Térreo – São Paulo-SP.