Sumário de Dados da Grande São Paulo 2001 em CD-ROM

Lançamento será nesta terça-feira, dia 18, na Livraria Cultura

dom, 16/09/2001 - 13h57 | Do Portal do Governo

Lançamento será nesta terça-feira, dia 18, na Livraria Cultura

Não é só na Capital que se pode fazer turismo. Os 38 demais municípios da Grande São Paulo possuem grande potencial turístico. Na Região, existem pelo menos 36 parques, 13 museus, 28 pesqueiros, 26 cachoeiras e 12 trilhas, além de zoológicos, teatros, grutas, templos budistas, balneários, coretos, mirantes e até castelos.

Um lugar que poucos conhecem é a nascente do Rio Tietê, a 17 km do centro de Salesópolis, que está localizada num parque com 134 hectares, dos quais 9,6 hectares estão sob controle ambiental, protegendo os diversos olhos d’água que formam o mais importante rio do Estado. A Grande São Paulo possui também um Cristo Redentor, no Morro do Cristo, em Taboão da Serra, a Cidade das Abelhas (Embu) e o Castelo Robson (Ribeirão Pires).

Essas informações fazem parte do CD-ROM Sumário de Dados da Grande São Paulo 2001, que será lançado pela Secretaria Estadual dos Transportes Metreopolitanos e a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa). O lançamento será nesta terça-feira, dia 18, às 18 horas, na Livraria Cultura, em São Paulo. Estarão presentes o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; o presidente da Emplasa, Eduardo Fontes Hotz, e o diretor de Informações da empresa, Gilberto Ramos Alves.

O novo produto, elaborado pela Emplasa, dá tratamento especial ao turismo, mostrando, por meio de textos, vídeos e fotos, a caracterização histórico-cultural, os principais pontos turísticos, os eventos e as tradições folclóricas. Apresenta uma outra inovação: a inclusão de um capítulo com indicadores selecionados, que permitem uma breve caracterização de cada um dos 39 municípios que integram a Região Metropolitana.

Além do turismo e dos indicadores, o Sumário, que traz ainda um conjunto de 357 tabelas, 147 gráficos, 17 mapas e 449 fotos, inclui informações sobre mais 15 variáveis: aspectos físico-territoriais e políticos, meio ambiente, demografia, emprego e renda, desemprego, atividade econômica, energia elétrica, educação, saúde, habitação, segurança pública, transportes, comunicações e finanças públicas municipais.

O CD-ROM Sumário de Dados da Grande São Paulo 2001 poderá ser encontrado no Centro de Documentação e Informações Técnicas (CDT) da Emplasa (Rua Augusta, 1626 – 8º andar, Cerqueira César – São Paulo-SP) ou na Livraria Cultura.

Data: Terça-feira, dia 18 de setembro de 2001
Horário: 18 horas
Local: Livraria Cultura -Av. Paulista, 2073 – Conjunto Nacional – Térreo – São Paulo-SP.