Sumaré inicia operações da Linha de Transmissão Taquaruçu-Assis-Sumaré

Alckmin autorizou a construção de um Infocentro na cidade

sáb, 24/11/2001 - 17h03 | Do Portal do Governo


Alckmin autorizou a construção de um Infocentro na cidade

A Linha de Transmissão Taquaruçu-Assis-Sumaré iniciou oficialmente as operações neste sábado, dia 24, com a presença do governador Geraldo Alckmin. A linha tem capacidade para transportar 800 MVA e é a primeira no país explorada pela iniciativa privada. Com 505 quilômetros de extensão e 1122 torres, ela corta 36 cidades entre Taquaruçu, Assis e Sumaré, ligando a região do Pontal de Paranapanema à região de Campinas.

A ETEO – Empresa de Transmissão de Energia D’Oeste – construiu a linha de transmissão e contratou a CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – para operar e manter as instalações dessa linha. A CTEEP é vinculada à Secretaria de Energia do Estado. Alckmin lembrou que tanto o capital como a mão-de-obra empregados nessa linha foram totalmente nacionais. “Nossos trabalhadores não perderam emprego”, disse ele, enfatizando que a CTEEP participou intensamente de todo o processo e vai trabalhar para garantir qualidade.

Alckmin explicou que a sociedade atual é completamente dependente da energia elétrica e que os 800 MVA proporcionados pela nova linha são suficientes para atender uma população de 2,4 milhões de pessoas.

O diretor-presidente da ETEO, Sérgio Augusto Sá de Almeida, disse que esse é o maior investimento feito pela empresa na América Latina, com a mais moderna tecnologia disponível, como por exemplo, os controles digitais. Ele também destacou os 1.370 empregos gerados pela obra e a preocupação com a preservação do meio ambiente na execução da linha. “Em relação ao meio ambiente, a ETEO se orgulha de ter escolhido o traçado das linhas depois de minuciosos estudos, de maneira a causar o menor impacto possível e preservar sítios arqueológicos”, afirmou Almeida. Nos locais onde havia matas em áreas de preservação permanente, as estruturas das linhas foram colocadas de maneira que os condutores ficassem com uma distância mínima de seis metros acima do topo das árvores. O diretor disse ainda que houve locais onde foi necessário instalar torres de 39 metros de altura para evitar que as copas das árvores fossem cortadas. O governador se mostrou contente em ver um projeto desenvolvido com tanto cuidado pelo meio ambiente.

O secretário de Energia, Mauro Arce, afirmou que o Governo vem fazendo grandes obras no setor de energia, o que ajuda a minimizar a crise do setor. “A linha vai contribuir para que a região Sudeste fique numa situação melhor nessa época de contenção de energia”, disse ele, acrescentando que com a entrada da Linha em operação, a região vai poder ampliar em 10% a capacidade de transmissão, transferindo a energia excedente da região Sul para a região Sudeste, por meio da subestação de Assis.

O prefeito de Sumaré, Antônio Dirceu Dalben, disse que mais uma vez São Paulo sai na frente, e mostra que é possível encontrar alternativas em parceira com a iniciativa privada. Dalben afirmou estar muito feliz em saber que essa subestação vai diminuir os problemas da crise de energia, numa região tão industrializada.

Durante a solenidade, Alckmin autorizou a construção de um Infocentro em Sumaré e anunciou que, no próximo mês, ele virá para entregar o prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes .

Gláucia Basile / Ercília Della Méa


Foto d – Governador Geraldo Alckmin e o secretário de Energia, Mauro Arce, acionam a nova linha de transmissão
Foto c – Descerramento de placa comemorativa, com a presença do governador
Fotos b,a – Linha de Transmissão Taquaruçu-Assis-Sumaré