SP lança 21 circuitos turísticos no Salão de Turismo – Roteiros do Brasil

Opções contemplam todas as regiões do Estado de São Paulo

dom, 05/06/2005 - 12h14 | Do Portal do Governo

Turismo de aventura, de eventos e negócios, náutico, histórico-cultural, religioso e ecoturismo. Essas são as opções que o Estado de São Paulo oferece para turistas de todo o Brasil, distribuídas em 21 circuitos que a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo está lançando no Salão de Turismo – Roteiros do Brasil. O evento é promovido pelo Ministério do Turismo e tem como principal objetivo promover e incentivar a organização e a comercialização dos roteiros turísticos do país.

Junto com o governador Geraldo Alckmin, o secretário João Carlos Meirelles visitou o Salão, na última sexta-feira, e ficou entusiasmado com a cescente força do turismo em São Paulo e no Brasil, pois ‘trata-se de um setor da economia gerador de trabalho e renda’. O espaço de São Paulo está dividido por regiões e apresenta várias atrações; entre elas, uma réplica de um dos mais importantes museus do país, o MASP (Museu de Arte de São Paulo), exposição de artesanatos regionais, degustação de bebidas e iguarias típicas, além das várias opções de circuitos turísticos apresentados pelo estado. Para o Secretário Executivo de Turismo, Marco Antonio Castello Branco, ‘São Paulo está muito orgulhoso de receber um evento dessa grandeza e estamos aproveitando para mostrar o enorme potencial turístico do Estado’.

Mas o Salão não oferece somente uma vitrine de divulgação do turismo brasileiro. Traz também a Rodada de Negócios, oportunidade ideal para os agentes locais venderem seus circuitos aos operadores de turismo. ‘Temos obtido uma resposta muito boa. Fizemos mais de 50 contatos comerciais importantes e estados como Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná têm mostrado muito interesse por nossos circuitos’, diz Maria Thereza Ortale, Delegada Regional de Turismo e responsável pelos circuitos da Baixada Santista.

Os 21 circuitos turísticos contemplam todas as regiões do São Paulo e até mesmo de outros Estados, como o Caminho dos Tropeiros, que integra Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e o Circuito dos Lagos, que inclui Minas Gerais e a Hidrovia Tietê-Paraná. No Estado, a região Centro-Oeste está representada pelo Circuito Pólo Cuesta e a Norte pelo Circuito Sertanejo. O Vale do Paraíba conta com os Circuitos da Mantiqueira, do Vale Histórico, Caminhos do Rio Paraíba e Litoral Norte Paulista. A região de Campinas oferece o Circuito das Frutas, de Ciência e Tecnologia e das Águas Paulista. Já o Vale do Ribeira traz dois circuitos: Cavernas da Mata Atlântica e Aventura e Lazer e ainda apresenta dois roteiros: Cultural da Imigração Japonesa e o Lagamar. A regiãomMetropolitana de São Paulo tem como atração os Roteiros dos Bandeirantes e do Grande ABC e a Baixada Santista, o Pólo Ecoturismo Caminhos do Mar, o Circuito dos Fortes e Caminhos de Anchieta.

Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Assessoria de Imprensa