SOS Bombeiros resgata cidadania de centenas de crianças da região metropolitana

Com apoio da corporação, crianças aprendem técnicas de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios

sex, 23/09/2005 - 11h38 | Do Portal do Governo

Depois do almoço, 30 crianças fazem fila para escovar os dentes. Têm pressa porque não querem perder o começo da aula de arte. Os professores também estão na fila. O exemplo é muito importante. A aula começa e os alunos, atentos, aprendem sobre personagens folclóricas, como a mula-sem-cabeça, por exemplo. Em seguida, devem escolher qual lenda é mais assustadora para representar num desenho. O silêncio é interrompido apenas pelas sirenes dos homens que combatem o fogo; afinal a sala de estudos fica dentro do Corpo de Bombeiros de Itaquera, um dos batalhões que recebe maior número de chamados na capital. Mas a criançada não perde a concentração. As que têm mais facilidade para desenhar ajudam as outras. O educador aconselha: “Não precisam se preocupar em apagar, pois precisamos aprender a construir com nossos erros”.

Em cinco anos, a parceria entre o Instituto Mensageiros, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social favoreceu mais de 1,5 mil crianças do Projeto SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania. São jovens com renda familiar de até dois salários mínimos, que são atendidos em seis unidades da corporação localizadas em Almanara, Itaquera, Sé, Santo Amaro, Guarapiranga e Jabaquara. Alguns deles são encaminhados pelos conselhos tutelares. Os alunos participam de atividades socioeducativas, artístico-educacionais e esportivas (sempre em horário oposto ao da escola), além de conhecerem a rotina do serviço dos bombeiros e receberem orientações de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios.

Para Carla Fatio, coordenadora do projeto do Instituto Mensageiros, o exemplo dos bombeiros é enriquecedor. “Oferecemos ensinamentos a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos e 11 meses. Assistem às aulas nas dependências da corporação e permanecem na iniciativa durante um ano. Esse período pode ser prorrogado se houver necessidade. Em cada posto, participam 60 menores: 30 têm aulas pela manhã e os demais no período da tarde”, informa Carla.

É tudo tão divertido que os alunos não pensam em abandonar as atividades. Maicon Donizete, 11 anos, diz que não quer ir embora: “Vou ficar aqui até o dia que deixarem. A maioria é calma, e quando os moleques bagunçam a aula, os bombeiros conversam com a gente para contornar o problema. Antes eu ficava na rua jogando bola ou brigando”.

Um dos alunos há mais tempo participando no SOS Bombeiros do Parque do Carmo é Deivid Oliveira de Jesus, 14 anos: “Gosto de jogar bola, assistir aos treinamentos dos bombeiros e da aula de espanhol, e também da de higiene, que ensina a não jogar lixo no parque. Mudou muito minha vida. Antes tinha briga em casa. Aqui aprendi a compartilhar. Todos os professores são legais”, revela Deivid, integrante há dois anos.

Maike Oliveira de Jesus, 11, também está satisfeito. “Aqui é muito bom. Quando crescer, vou ser trabalhador. Quero ser motorista de ônibus”, sonha o menino que tem sete irmãos.

Serviços

Sede do Instituto Mensageiros
Rua Barra Funda, 555 – SP – Tel. (11) 3828-2168. Outras informações podem ser encontradas no site www.institutomensageiros.org.br

Regina Amábile
Da Agência Imprensa Oficial