Sorteio de casa própria contempla 448 famílias de Itu

Do total de unidades, 54 são reservadas para idosos e deficientes

sáb, 02/02/2002 - 13h35 | Do Portal do Governo


Ao participar do sorteio de 448 casas na cidade de Itu, neste sábado, dia 2, o governador Geraldo Alckmin autorizou também a construção de mais 500 moradias pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), obra avaliada em R$ 9 milhões. O sorteio das moradias foi realizado no Estádio Municipal Novelli Júnior.

Essa autorização, somada às 586 unidades em construção e ao sorteio deste sábado, irão oferecer às famílias de Itu 1.550 unidades habitacionais.

Alckmin lembrou que desde 1994 não se construíra nenhuma moradia popular no município. ‘O programa habitacional do Governo do Estado é o único que dá oportunidade para pessoas com mais de 55 anos e o único que permite quem ganha um salário mínimo ter condições de adquirir a casa própria’, disse Alckmin.

O governador realizou o sorteio da primeira moradia e a contemplada na urna dos idosos foi a aposentada Nair Vieira. ‘O sorteio é absolutamente transparente, realizado em público e sem nenhum tipo de favorecimento’, completou Alckmin.

O governador também liberou por meio do Departamento de Apoio de Desenvolvimento das Estâncias (Dade) o valor de R$ 1,484 milhão para o centro turístico de Itu.

Do total de casas entregues, 7% (32 unidades) foram reservadas à famílias que tenham alguém portador de deficiência e outros 5% (22) a idosos.

Foram sorteados apartamentos com 51,79m² de área, compostos por dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As obras dos 448 apartamentos estão sendo concluídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), por meio do programa Empreitada Global. Esse sistema é viabilizado por concorrência pública e em parceria com as prefeituras, que doam o terreno e executam a infra-estrutura.

Para participar dos sorteios as famílias interessadas se inscreveram na CDHU, comprovando ter renda mensal entre um e dez salários mínimos, família constituída, residir ou trabalhar no município há pelo menos três anos e não possuir imóvel no Estado de São Paulo nem financiamento habitacional no País.

Pessoas com no mínimo 60 anos e renda mensal entre um e cinco salários mínimos também puderam se inscrever (formando casal, podem ser admitidos mais três familiares. Diferentemente das outras unidades habitacionais, estas não serão financiadas, mas somente será cobrada taxa de ocupação, que não excede a 20% da renda mensal.

Somando-se este aos outros programas da CDHU, como o Habiteto, Empreitada Integral, Mutirão, Atuação em Cortiços e Urbanização de Favelas, o Governo do Estado realizou o sonho da casa própria a 145.291 famílias de 1995 até hoje, recorde na comercialização de moradias populares no Brasil.

Takao Miyagui