Solidariedade: USP participa da Campanha Estadual do Agasalho

Campanha estadual teve início no dia 28 de abril sob o slogan 'Doe calor neste inverno'

qui, 22/05/2003 - 20h51 | Do Portal do Governo

Pelo segundo ano consecutivo, a USP participa ativamente da Campanha do Agasalho promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Na Universidade, a coordenação da campanha está a cargo de Constantina Carmem Marotta Melfi, esposa do reitor da USP, Adolpho José Melfi. A campanha estadual teve início no último dia 28 sob o slogan ‘Doe calor neste inverno’.

Em 2002, foram arrecadados na Universidade duas toneladas de agasalhos. Lupercio Tomaz, diretor de Marketing da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e responsável pela promoção da campanha na USP, espera que neste ano esse número seja superado. As ações de divulgação na Universidade começam na próxima semana com cartazes, flayers, anúncios na Rádio USP (97,3FM) e cobertura dos eventos pela TV USP, canal 15 da TV a cabo ou ao vivo pelo site www.cnu.org.br.

Nos campi da Universidade, as respectivas prefeituras são responsáveis pela distribuição das caixas de coleta de acordo com a solicitação de cada unidade. Até o momento, já foram distribuídas 61 delas no campus da Capital e 124 no interior. No fim da campanha, prevista para a primeira semana de julho, as prefeituras recolhem as caixas, pesam e as levam para um galpão. A distribuição dos donativos e a escolha das entidades que receberão as doações ficarão a cargo do Fundo Social, sob a coordenação de Maria Lúcia Alckmin, primeira-dama do Estado de São Paulo.

Atividades da campanha

Nesta sexta-feira, dia 23, às 15 horas, Constantina Melfi estará no campus da USP de Piracicaba para lançar a campanha na Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Quiroz’ (Esalq). Haverá uma reunião para divulgar os objetivos da campanha, distribuir os cartazes e a caixas de arrecadação. Estarão presentes representantes de todos os setores da Unidade e Janete Machado, presidente do Fundo Social no Município e primeira dama da cidade. Outros campi também serão visitados.

‘Ano passado, a campanha foi um sucesso’, afirma Constantina. ‘Acho muito boa essa ação social, era o que faltava na USP.’ Ela espera que a arrecadação seja maior este ano, pois a organização conta com uma estrutura melhor em relação ao ano passado.

Com o objetivo de levantar fundos para a campanha, a Universidade está programando diversas atividades. No Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), já estão à venda camisetas da campanha a R$ 5,00 cada. O dinheiro arrecadado será utilizado para a compra de cobertores.

No dia 13 de junho, no velódromo do Cepeusp, acontece o show ‘Rock Para Aquecer!’, com seis bandas de heavy metal. Um agasalho vale um ingresso e deverá ser trocado no Centro de Visitantes da USP, que fica na entrada principal da Cidade Universitária, no portão nº 1, ou diretamente no local do show, no dia do evento.

Leonardo Leomil, do USP Online