Solidariedade: Unidades da USP promovem campanha Natal Solidário

Dentre as várias atividades, haverá distribuição de brinquedos pelo Papai Noel, com a presença de artistas, e arrecadação de alimentos que serão doado

sex, 13/12/2002 - 21h31 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo está promovendo em suas diversas unidades a campanha Natal Solidário. Dentre as várias atividades, haverá distribuição de brinquedos pelo Papai Noel, com a presença de artistas, e arrecadação de alimentos que serão doados a comunidades carentes.

Nesta terça-feira, dia 17, das 9h às 13 horas, a equipe médica da Unidade de Infectologia do Instituto da Criança (ICr) da USP promoverá a alegria de cerca de 200 crianças e adolescentes. Elas poderão comer salgados e doces adequados às suas necessidades recuperacionais, além de brincar em piscinas de bolinhas, tapetes musicais.

As atividades de recreação serão monitoradas pela equipe da Associação Cristão de Moços (ACM) da Lapa, e a distribuição de brinquedos aos pacientes mirins será feita por um Papai Noel. ‘Todo ano fazemos este tipo de evento. Muitos pais não têm motivo para comemorar a data, mas só de verem seus filhos sorrindo já se sentem mais fortes para prosseguirem no tratamento da criança’, conta Claudia Gouvêa , assessora de imprensa do ICr.

O Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI) da USP trará, na quarta-feira, dia 18, das 14h30 às 16 horas, a apresentadora Ana Maria Braga e o louro José para distribuir presentes e fazer uma apresentação para a garotada. A festa conta ainda com carrinhos de cachorro-quente, pizza, algodão doce e pipoca e será no espaço destinado ao lazer das crianças e adolescentes com câncer do ITACI.

‘Os brinquedos foram doados pela própria apresentadora que todo ano visita algum dos hospitais da cidade. Ela também já teve câncer e a sua solidariedade para com estas crianças que vivem o mesmo problema, representa um grande ato de companheirismo’, lembra Cláudia.


Natal sem Fome

‘Estamos recolhendo alimentos desde novembro. Pretendemos arrecadar dez toneladas de mantimentos, para as famílias da favela São Remo e para o Lar Ternura e para outras duas entidades que cuidam de adultos com problemas mentais. Por isso demos o nome de Natal sem Fome para essa iniciativa’, comenta Paulo Eduardo Lacerda Rodrigues, aluno da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, um dos organizadores da iniciativa.

Esta é a primeira edição da campanha Natal sem Fome, iniciada pela FFLCH, que conta com a participação do Instituto de Biociências (IB), da Escola de Comunicação e Artes (ECA), Escola Politécnica, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Instituto de Física (IF) e Faculdade de Direito, além da PUC, ESPM e Faculdades Integradas Rio Branco. ‘Ninguém merece um final de ano sem ter o que comer e sem esperança por melhores dias’, diz Rodrigues.
‘Nosso objetivo é promover um fórum de debates em 2003, usando o
conhecimento e assim ultrapassando o assistencialismo’, antecipa.

De acordo com a assessora de imprensa da Reitoria da USP, Márcia Furtado Avanza, não há uma ligação entre essas iniciativas e a Reitoria. ‘Cada faculdade mantém uma certa autonomia em relação às atividades que promove.

Este tipo de iniciativa só pode ser vista com felicidade e sinônimo de civilismo dos estudantes, professores e funcionários que integram à comunidade uspiana.’

Até 27 de dezembro, o Hospital Universitário (HU) estará recebendo doações de livros e brinquedos para sua Brinquedoteca, área destinada à recreação das crianças que se encontram em tratamento ou internadas. A enfermaria pediátrica da unidade tem sempre suas 36 vagas preenchidas. A grande procura faz com que logo que uma criança receba alta, outra já venha ocupar o lugar deixado.

As doações poderão ser feitas no Centro de Visitantes da USP, Praça
Reynaldo Porchat, 110 (próximo à Portaria 1), e no Saguão Central de acesso aos pacientes do HU, na Avenida Professor Lineu Prestes, 2565.