Solidariedade: Servidor Público ganha reforço com 80 voluntários

Voluntariado faz parte do Programa de Humanização do Iasmpe

qui, 14/08/2003 - 13h37 | Do Portal do Governo

Cerca de 80 novos voluntários foram recepcionados com um curso preparatório, realizado nos dias 11 e 12 de agosto. Ele foi organizado para informá-los sobre suas atribuições no Hospital do Servidor Público Estadual, além de conhecer um pouco sobre o trabalho da Instituição. Representou o superintendente do Iamspe durante a abertura, no anfiteatro B, o Dr. Antonio Jordão de Araújo Ribeiro Neto, que é o coordenador do Programa de Humanização do Iamspe.

Ele destacou a presença de um maior número de homens nesse novo grupo. “A maioria do corpo de voluntariado é feminino e é uma grata satisfação ver os homens se engajando nesse processo”, afirmou.

Acrescentou que o Programa de Humanização é sustentado em quatro pilares e um deles é o do voluntariado. “Esse treinamento servirá para descobrir a aptidão de cada um nesse primeiro momento. As portas da Administração estão sempre abertas para vocês”, concluiu o Dr. Jordão.

Os outros três pilares a que se referiu, além do voluntariado, dizem respeito à humanização voltada ao funcionário que lida com o paciente, à filosofia da Convalescença pela Arte que leva pacientes a exposições, concertos e outras atividades externas e, por último, à integração dos anteriores formando o quarto pilar.

Compuseram a mesa de abertura a Presidente da Associação dos Voluntários do HSPE, Therezinha Lemos, a Coordenadora do Curso de Voluntariado, Sueli Zungolo de Lima, a Gerente de Voluntários, Sandra Maria da Silva e o Gerente Clínico da Diretoria do HSPE, representando a Diretora, Dr. Gabriel Leopoldo e Silva.

A primeira palestra que os novos voluntários assistiram abordou o tema Introdução ao Voluntariado, proferida pelo Coordenador de Capacitação do Centro de Voluntariado de São Paulo (CVV), Eduardo Braun Cravo. Ele também se surpreendeu com o maior número de homens no grupo. “Eu mesmo senti-me diferenciado no corpo de voluntários diversas vezes, mas fico feliz em ver que isso está mudando”, disse Eduardo.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.