Solidariedade: Quilômetro do Agasalho arrecada mais de 10 mil peças de agasalho

Evento foi realizado neste domingo, dia 29, no Parque Villa-Lobos

dom, 29/06/2003 - 16h33 | Do Portal do Governo

Quem foi ao Parque Villa-Lobos neste domingo teve um dia diferente do que está acostumado. Além de curtir a grande área de lazer, o tempo ensolarado e um ar menos poluído, os freqüentadores do local puderam contribuir desde cedo para a Campanha do Agasalho 2003, por meio do Projeto Quilômetro do Agasalho. No total, foram arrecadadas 10.223 peças de agasalho. Para efeito de visualização, as peças foram distribuídas nas ruas do parque, formando ‘oito quilômetros de solidariedade’.

O evento foi promovido por jovens voluntários da Associação Gente Nova, em parceria com a Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento. As doações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), responsável pela distribuição a entidades da Capital e de cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Para estimular a doação de agasalhos, um dirigível sobrevoou o parque com faixas contendo mensagens de incentivo. Além disso, houve sorteio de brindes entre as pessoas que fizeram doações. A fabricante de lãs Pingüim organizou cursos de tricô no local. As peças confeccionadas por quem participou desses cursos também serão doadas.

A presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, agradeceu e enalteceu o gesto de todos os que estão colaborando com a Campanha do Agasalho. ‘Os jovens atraem outros jovens e eles estão demonstrando muita solidariedade reunidos aqui desde cedo, trazendo e arrecadando agasalhos e cobertores para ajudar o semelhante. É importante que cada vez mais a sociedade esteja integrada nesse trabalho de amor ao próximo’.

Quilômetros de solidariedade

O Projeto ‘Quilômetro do Agasalho’ realizou arrecadação prévia de agasalhos, novos ou usadas, além de cobertores, em locais públicos de grande circulação em São Paulo e em empresas que realizam campanha interna entre os funcionários. A campanha teve início em maio e será concluída dia 7 de julho.

A ONG Associação Gente Nova foi criada em 1983, no México, após o encontro de um grupo de jovens com Madre Thereza de Calcutá, que fez um apelo para que os jovens lutassem por um mundo mais justo. O pedido foi atendido com a criação da AGN, presente em vários países: México, Espanha, Itália, Chile, Venezuela, Argentina e Brasil.

(LRK)