Solidariedade: Programa Universidade Cidadã terá lançamento simultâneo em todo o Estado

Será hoje a partir das 10 horas, na Capital

sex, 06/09/2002 - 9h28 | Do Portal do Governo

Universidades e Fundos Municipais de São Paulo lançam nesta sexta-feira, dia 6, simultaneamente em todo o Estado, o Programa Universidade Cidadã, criado pelo Fundo Social de Solidariedade de São Paulo.

A ação conjunta faz parte das comemorações da II Semana da Solidariedade e tem como objetivo promover o trabalho de estudantes universitários em núcleos e comunidades carentes dos municípios. Caberá aos jovens alunos levar informações e orientações à população, sob a coordenação das faculdades.

Na Capital, o lançamento será feito na Escola Superior de Propaganda e Marketing que desenvolveu projeto para atender o núcleo de artesões da Associação de Assistência à Criança Santamarense, localizado no bairro da Pedreira. O projeto será coordenado pelo professor Ismael Rocha e contará, em sua fase inicial, com a participação de dez estudantes.

Os alunos irão capacitar os artesãos, ajudando-os com conceitos básicos de marketing e comunicação em uma linguagem simples. Os estudantes envolvidos receberão treinamento para realizar o diagnóstico, montar um programa de capacitação e acompanhar os resultados.

O programa foi criado com o objetivo de promover o trabalho solidário de jovens universitários. Na prática, alunos e professores universitários atuam em ações concretas junto às comunidades carentes de todo o Estado. A principal função dos participantes é realizar trabalhos de cidadania em várias frentes.

Criado há um ano, o projeto foi iniciado com estudantes de Direito e recebeu adesão de 60, das 68 universidades de Direito do Estado. Depois foi a vez de alunos das áreas de saúde, com adesões de universidades de odontologia, medicina e educação física.

Por meio dos projetos, os estudantes levam seus conhecimentos técnicos à comunidade, resolvendo problemas, orientando compartilhando o saber, ao mesmo tempo que aprofundam contato com a realidade do país, ganhando experiência, sensibilidade social e vivência cidadã.

Data: Sexta-feira, dia 6 de setembro de 2002
Horário: 10 horas
Local: Escola Superior de Propaganda e Marketing – Rua Doutor Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana – São Paulo-SP