Solidariedade: Programa Padarias Artesanais é tema de debate no município de Itupeva

Reunião foi realizada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmin

ter, 22/07/2003 - 12h58 | Do Portal do Governo


Reunião foi realizada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmin

A presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, presidiu nesta terça-feira, dia 22, no município de Itupeva, mais uma reunião de avaliação do Programa de Padarias Artesanais. O encontro tem como objetivo promover a troca de experiências por meio de relato das atividades e programas desenvolvidos em cada cidade com os kits padarias.

Ao ouvir o depoimento das presidentes de Fundos Municipais de Solidariedade de 34 municípios da região de São João da Boa Vista, Maria Lúcia salientou a importância da participação de todas elas para o sucesso dos programas do Fussesp, que visam principalmente ações comunitárias que exercitem a solidariedade educacional e não apenas assistencialista.

Maria Lúcia falou ainda da necessidade de capacitar agentes multiplicadores e sobre a geração de emprego e renda. “Não adianta doarmos apenas cestas básicas, porque elas acabam. Precisamos oferecer meios para que as pessoas consigam a sua própria subsistência e é só com um trabalho responsável e sério que conseguiremos diminuir as diferenças sociais, devolver a dignidade e o sentimento de cidadania para a população mais carente”, analisou.

Programa Padarias Artesanais

O Programa Padarias Artesanais está completando dois anos. Para a sua viabilização são capacitadas pessoas indicadas pelos Fundos Municipais ou por entidades cadastradas na Capital. Posteriormente, são entregues os kits de padaria artesanal, compostos por forno inox, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras de alumínio. Ao todo já foram distribuídos cerca de 3 mil kits e capacitados 6 mil agentes capacitadores.

Agora, o Fussesp está firmando uma parceria com o Sebrae para oferecer cursos de cooperativismo em três regiões do Estado. Outra novidade é a de que o Programa Padarias Artesanais será estendido a partir do mês de agosto para 400 escolas da rede estadual, que serão abertas nos fins de semana para receber a comunidade, por meio do Programa Parceiros do Futuro.