Solidariedade: Presidente do Fundo Social visita fundação Dorina Nowill

Objetivo da visita foi a troca de informações e de experiências

ter, 11/11/2003 - 19h27 | Do Portal do Governo


A Fundação Dorina Nowill recebeu nesta terça-feira, dia 11, a visita de Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, e da diretora da Estação Especial da Lapa, Vera Lúcia Rodrigues Alves.

A presidente emérita da Fundação Profª Dorina de Gouvêa Nowill apresentou todas as instalações da instituição. O objetivo da visita foi a troca de informações e de experiências. Lu Alckmin conheceu o trabalho realizado pela Fundação Dorina Nowill, que desde 1946 desenvolve projetos voltados aos deficientes visuais brasileiros.

Fundação Dorina Nowill para Cegos

A Fundação Dorina Nowill foi instituída com o objetivo de favorecer a inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão por meio de ações educativas e culturais. A Fundação atua na produção de livros em Braille e falados, além de oferecer programas de atendimento especializado ao deficiente visual e sua família que inclui programas de avaliação, diagnóstico, intervenção precoce, educação especial e reabilitação ao deficiente visual.

Em 2002, a Fundação produziu cerca de 9 milhões de páginas em Braille e 5.600 exemplares de livros e revistas faladas e realizou 18.000 atendimentos. Com este resultado, mais de 800 organizações em todo o país foram atendidas gratuitamente. A iniciativa de criar a Fundação foi da professora Dorina de Gouvêa Nowill, cega desde os 17 anos, que encontrava dificuldade em encontrar livros em Braille no Brasil.

Estação Especial da Lapa

A Estação Especial da Lapa (EEL), Centro de Convivência e Desenvolvimento Humano, é um espaço público, inaugurado em 1990, voltado especialmente ao seguimento de pessoas portadoras de deficiências e seus familiares. Vinculada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, a EEL conta com diversos parceiros da iniciativa privada e de órgãos governamentais. Tem como objetivo garantir os direitos e resgatar a cidadania desse segmento, proporcionando a inclusão social e consequentemente a melhora da qualidade de vida de seus usuários.

O aspecto cultural e profissional é desenvolvido por meio de cursos profissionalizantes teórico-prático, oficinas ocupacionais, culturais e de lazer, bem como por atividades esportivas (esporte adaptado). Também são desenvolvidos programas que abordam diretamente os aspectos educacionais e de complementação terapêutica como a eqüoterapia.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da família, está sendo implementado o atendimento aos pais e familiares por intermédio da Escola de Pais. No local serão realizadas palestras, cursos e grupos psicoterápicos, voltados para as dificuldades vivenciadas por eles no cotidiano e temas de interesse geral. Entre as atividades estão aquelas ligadas a cuidados com a saúde, conscientização sobre a realização correta sobre as orientações médicas, como lidar e orientar os jovens no que tange a sexualidade, drogas e violência e a importância de criar espaço para realizar e compartilhar atividades ocupacionais e de lazer em família.