Solidariedade: Moradores da Baixada do Glicério vão ganhar centro esportivo

Espaço foi doado a Organização Não Governamental Novo Glicério

ter, 21/01/2003 - 16h38 | Do Portal do Governo

Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fussesp ao lado da líder comunitária do Glicério, Eva Maria AlvesA construção de um campo de futebol, com vestiários e um espaço multiuso, em terreno da baixada do Glicério cedido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado para aproveitamento da comunidade, foi definida na manhã desta terça-feira, dia 21. O espaço foi doado à Organização Não Governamental Novo Glicério, graças a intervenção de Maria Lúcia Alckmin (foto), presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que também entregou para os dirigentes da ONG uma Casa de Brinquedos e uma padaria artesanal para atender aos moradores do bairro carente da região central da cidade.

Maria Lúcia Alckmin conquistou dois parceiros de peso para executar a primeira fase das obras: o Banco Luso Brasileiro, representado por Manuel Tavares, diretor vice-presidente; e a Telesp Celular, uma empresa da joinventure Portugal Telecom e Telefônia Móvel, representada por Tônico Pereira, diretor do Instituto Brasil Digital.

A parceria foi firmada com Eva Maria Alves, presidente da ONG, em encontro ocorrido no Palácio dos Bandeirantes. A Polícia Militar, por intermédio do Coronel Tomaz Alves Canjerano, comandante do Policiamento de Choque, preparou um pré-projeto para aproveitamento da área cedida pelo Estado, que pertenceu ao segundo Batalhão de Guarda da PM.

A proposta inclui para uma segunda etapa da construção de arquibancada e alambrado. O início da primeira fase, orçada em R$ 125 mil, será definida em duas semanas, com a construção de quadra com vestiário e galpão multiuso, para abrigar a Padaria Artesanal e a Casa de Brinquedo.

Tia Eva, como é conhecida em sua ONG que está em fase de registro, contará ainda com o apoio dos Atletas de Cristo, liderados por Alex Dias para treinar os menores.

Após articular a liberação da área cedida para implantação dos projetos sociais de Eva, a presidente do Fussesp saiu em busca de parceiros para que a líder comunitária desse seqüência ao seu projeto esportivo, com o objetivo de tirar das drogas e violência, crianças e jovens desta região da cidade.

O Fundo Social do Estado também doou um kit com 200 brinquedos novos e outro de padaria artesanal, contendo um forno, um botijão de gás, um liqüidificador, uma batedeira, uma balança e quatro assadeiras.

Os parceiros: Tônico Pereira, representando a Telesp Celular, Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fussesp, Eva Maria Alves, presidente da ONG Novo Glicério e Manuel Tavares, diretor vice-presidente do Banco Luso Brasileiro.Maria Lúcia Alckmin conheceu Eva graças a persistência desta, que em entrevista concedida a um jornal da Capital, em 20 de novembro do ano passado, tornou público seu desejo de conhecer a presidente do Fussesp e reafirmou sua esperança em receber apoio para seus projetos sociais.

Faxineira, aos 48 anos, Eva já foi moradora de rua e se prostituiu para sobreviver. Graças a sua paixão pelo futebol, criou o time Comunidade Esportiva Glicério, atualmente com 125 meninos, com idade entre 8 e 18 anos.

A equipe participou no ano passado da Taça São Paulo, conquistando o quarto lugar. Recebeu também o troféu de primeiro lugar nas embaixadinhas, graças ao desempenho de Marcos Roberto Oliveira, o Marquinhos.

A líder da Comunidade do Glicério comemora: ‘se antes sem espaço para treinar eles já conseguiram essa vitória, depois de iniciado o projeto eles serão imbatíveis’, concluiu.