Solidariedade: Maioria dos doadores do Pró-Sangue é de voluntários

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue será comemorado na próxima terça-feira

qui, 20/11/2003 - 11h12 | Do Portal do Governo

No próximo dia 25, terça-feira, além da importância da data para os hemocentros do país, a Fundação Pró-Sangue tem um motivo a mais para comemorar: 70% dos seus doadores são voluntários, índice inédito no Brasil.

A Pró-Sangue, que sempre lutou para criar uma cultura de doação voluntária de sangue em nosso País, comemora a mudança de cultura do paulistano com relação à doação de sangue com muito otimismo. ‘Há 10 anos, quase 90% das doações de sangue era para repor o sangue utilizado por um amigo ou parente. Era uma situação incômoda para quem tinha algum parentesco com o paciente, mas necessária para a manutenção dos estoques. Hoje, 70% dos doadores praticam esse gesto de solidariedade de forma altruísta e voluntária’, diz com entusiasmo Dr. Alfredo Mendroni Jr., chefe da Divisão de Medicina Transfusional da Fundação Pró-Sangue.

Por isso, a Pró-Sangue vai fazer uma grande festa para receber os doadores nesse dia. No Posto Clínicas Pró-Sangue, haverá decoração especial com flores (doadas pela Veiling Hollambra), o Playcenter doará passaportes da alegria que serão sorteados entre os doadores, o lanche, oferecido ao doador pós-doação, será reforçado por torradas (Bauducco), geléias (Júnior Alimentos) e patês (Buffet Tera’s), serão distribuídas ainda revistas (Editora Europa), todos esses itens gentilmente doados.

Ainda, no dia 25, está prevista a presença do grupo Cine Show que se apresentará na sala de coleta cantando temas de filmes para os doadores. Outra iniciativa importante é a divulgação de mensagem alusiva à data no dirigível da Goodyear e em todos os painéis eletrônicos da Eletromídia na cidade, que também ofereceram espaço gratuitamente.

Informações sobre endereços de postos de coleta e quem pode doar, Disque Pró-Sangue 0800-550300, ou acesse o site www.prosangue.sp.gov.br.

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Pró-Sangue

C.C.