Solidariedade: Lu Alckmin abre Semana da Amamentação do Iamspe

Presidente do Fussesp irá inaugurar também a Padaria do IamsPão

qua, 29/09/2004 - 17h19 | Do Portal do Governo

Sob a organização do Serviço de Neonatologia do HSPE, foi realizado nesta terça-feira, dia 28, no Anfiteatro B, a abertura oficial da Semana Mundial da Amamentação no Iamspe.

O evento contou com a apresentação dos 56 integrantes do Projeto Guri, do pólo Dom João Maria Ogno ‘Vila Esperança’, que, sob a regência de Amarilis Coev, apresentaram quatro peças: Synfhony theme, de Brahms, seguida por Cantate Domino, de G. F. Haendel, Aquarela, de Toquinho e Vinícius, e finalizando com A Rosa, música do folclore piauiense. Momento de pura emoção, numa apresentação impecável feita por cordas, sopros, percussão e coral.

Em seguida, foram convidados a subir no palco a Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, também madrinha da campanha ‘Este hospital protege a amamentação. E você?’, o Superintendente do Iamspe, Dr. Milton Flávio Marques Lautenschlager, o secretário-adjunto da Secretaria da Saúde, Oswaldo M. Tanaka, a diretora do HSPE, Dra. Maria Angela de Souza Ferreira e a diretora do Serviço de Neonatologia, Dra. Érika Letícia Gonçalves Rodrigues.

A Dra. Érika Letícia abriu o evento falando sobre a história da Semana da Amamentação, instituída mundialmente em um fórum que ocorreu em Florença, na Itália, no ano de 1990. Desde então, ações estratégias foram sendo tomadas, como Iniciativa Hospital Amigo da Criança, Programa Mãe Canguru, criação de Bancos de Leite Humano e outras.

Homenagens marcaram a festa

Na seqüência, foi a vez dos profissionais do HSPE, dos veículos de comunicação, das mães doadoras de leite, mães do Programa Mãe Canguru e mães do Programa Aleitamento Materno recebem uma placa em agradecimento por sua dedicação prestada a estes programas, que incluem o Banco de Leite Humano do HSPE. A Dra. Carmelita Antonieta Moreno, representando os profissionais do HSPE, recebeu a homenagem. Pelo Serviço de Neonatologia, a Dra. Ivete Campelo Nocita recebeu a placa.

Já pela Imprensa, representando o diretor-presidente da Agência Imprensa Oficial, Prof. Hubert Alquéres, compareceu a Profª Vera Wey. No lugar do Presidente da Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, Dr. Marcos Mendonça, veio o Dr. Plínio Ribeiro. Representando a jornalista-responsável pela Rádio Imaculada Conceição, Imaculada Del Padre, esteve presente Wilson Santos.

Maria da Penha Casiano foi a mãe escolhida como representante do Programa Mãe Canguru e ganhou um ramalhete de flores, o mesmo gesto foi repetido com Luciene Veríssimo, como mãe doadora, e Sueli Maria Pires Dias, como mãe do Ambulatório de Leite.

Por fim, Lu Alckmin recebeu das mãos da Diretora da Neonatologia uma placa, um certificado do Dr. Milton Flávio e um ramalhete de flores da Dra. Maria Angela. Ainda foram homenageados a Assessoria de Imprensa e o Serviço de Relações Públicas, ambos do Instituto.

Madrinha da Padaria do IamsPão

A Padaria do IamsPão, que fica nas dependências do Programa de Atenção ao Idoso ‘Mário Covas’ (PAI), está em atividade desde o dia 23 de março. Mas o que todos queriam, mesmo, era que a madrinha viesse batizá-la.

Lu Alckmin foi recepcionada pelos integrantes do PAI com a banda do Sobe e Desce. Muito alegre, ela descerrou a placa de inauguração juntamente com o diretor do Serviço de Geriatria e Gerontologia do HSPE, Dr. Ney Geraldo Ribeiro Perracine. A Presidente do Fundo Social é a madrinha por excelência de inúmeros projetos no Estado e no Iamspe.

‘Somos muito gratos ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, por nos dar a oportunidade de realizarmos um curso de padaria artesanal e, a partir de então, começamos a multiplicar o ensino obtido’, afirmou a assistente social Sandra Maria Silva, coordenadora do PAI. O forno industrial também foi doado pelo Fundo Social de Solidariedade. Lu Alckmin, visivelmente emocionada, quis saber mais detalhes sobre o funcionamento da Padaria.

Programação

  • Dia 29: Anfiteatro B, às 10 horas: mesa-redonda ‘Amamentação exclusiva – enfoque multiprofissional’, com a participação dos doutores Corintio Mariani Neto e Cláudia Marques S. Pires, juntamente da professora Eva Wongtchowisch.
  • Dia 30: Saguão principal, às 10h30: apresentação do ‘Coral do Hospital Osvaldo Cruz’ e visita dos convidados ao Banco de Leite Humano do HSPE, ao Alojamento Conjunto, à Sala ‘Mãe Canguru’ e ao Ambulatório Multiprofissional.
  • Dia 1°: Saguão principal, às 10 horas: apresentações do ‘Coral da Caixa Econômica do Estado de São Paulo – Cessp’, de lien chi e de teatro de fantoches.

    Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE – ‘FMO’