Solidariedade: IAC arrecada 8 mil peças para a Campanha do Agasalho 2002

nd

sex, 05/07/2002 - 19h43 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC) arrecadou mais de 8 mil peças para a Campanha do Agasalho 2002, que foi encerrada nesta quinta-feira, dia 4, em São Paulo, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, a primeira dama do Estado, Maria Lúcia Alckmin.

Na avaliação de Maria Lúcia Alckmin, a participação de empresas estatais, entidades, autarquias, fundações, secretarias estaduais e empresas privadas, foi fundamental para o resultado da Campanha. Segundo a presidente do Fundo, no ano passado, a expectativa era arrecadar 200 mil peças, e foram conseguidas 450 mil. Neste ano, com a participação de vários setores da sociedade, já há 1,5 milhão de peças arrecadadas, considerando as doações feitas na Capital e no interior. Esse número deverá chegar, de acordo com a primeira dama, a dois milhões.

As doações conseguidas pelo IAC já estão sendo destinadas a entidades assistenciais de Campinas, como a Casa da Fraternidade de Aliança Toca de Assis, Albergue Estação dos Sonhos e Associação Promocional de Oração e Trabalho, do Padre Haroldo. Também serão beneficiados o Centro Comunitário Parque Itajaí I e II e a Associação Beneficente Salem, além de outras instituições e famílias que estão sendo escolhidas. As peças, vestuário, calçados, lençóis e cobertores, foram separadas e direcionadas às instituições de acordo com a necessidade apresentada por cada uma.

A participação do IAC foi muito bem recebida pela comunidade de Campinas. Todo o trabalho foi realizado por voluntárias do Instituto Agronômico e coordenado pela esposa do diretor-geral do IAC, Marli Lorenzini Bastos, que participaram ontem do encerramento da Campanha, em São Paulo. As voluntárias também contaram com a colaboração de outras pessoas nos locais por onde elas passaram, como crianças e jovens que se envolveram com a idéia de ajudar pessoas carentes e contribuíram com a coleta em condomínios.

A equipe do IAC fez desde o contato com as empresas colaboradoras, até a coleta e a separação do material, e entrega aos destinatários. Além das doações em vestuário e calçado, ainda foi arrecadado dinheiro, com a venda de uma tela em óleo e duas telas em aquarela. O valor resultante das vendas foi revertido na compra de cobertores e agasalhos.

As caixas para arrecadação foram postas em 32 diferentes postos, como shoppings, colégios, bancos, clubes, condomínios residenciais e bases comunitárias de bairro. Agradecimentos a todas as pessoas que colaboraram com doações.

Carla Gomes
do IAC