Solidariedade: Fussesp inicia projeto piloto de costura em parceria com setor têxtil

Será lançado nesta terça-feira, dia 15, em São José do Rio Preto

ter, 15/04/2003 - 8h24 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do Fundo Social de Solidariedade do Estado


Será lançado nesta terça-feira, dia 15, em São José do Rio Preto, o projeto piloto ‘Tece e Acontece’, criado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT). Objetivo do programa é capacitar e qualificar mão-de-obra têxtil, beneficiando o segmento de confecções para empresas instaladas no Interior paulista.

Além do Fussesp e da ABIT, o Senai também será parceiro do projeto, oferecendo, por meio de suas unidades regionais, infra-estrutura para curso e equipamento industrial para as aulas.

O projeto piloto vai capacitar e qualificar multiplicadores da região de São José do Rio Preto, que vai participar com 300 empresas do ramo de confecção infantil. Após freqüentarem um curso de três semanas, ministrado por um profissional do Senai, com carga horária de 120 horas, os multiplicadores repassarão os conhecimentos adquiridos para outras empresas.

A região foi escolhida porque apresentou o maior número de cidades interessadas: dos 44 municípios da regional de São José do Rio Preto, 33 mostraram interesse em participar do projeto, que deverá se estender por todo o Estado. Em cada regional haverá uma seleção de empresas locais, que serão multiplicadoras e vão repassar os conhecimentos adquiridos.

As empresas multiplicadoras contam com um projeto específico que atende às necessidades de cada município, com a programação montada pela ABIT e pelo Senai. Para dar início ao projeto piloto, foram efetuas consultas em todas as cidades das 13 regionais do Fussesp, que são: Santos, Ribeirão Preto, Bauru, São João da Boa Vista, Adamantina, Jales, Araçatuba, Itapetininga, Marília, Piracicaba, São José do Rio Preto, Grande São Paulo e Capital.

Data: Terça-feira, dia 15 de abril de 2003
Horário: 10 horas
Local: CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo
Avenida Clóvis Oger, 706 – Distrito Industrial – São José do Rio Preto/SP