Solidariedade: Fundo Social lança ‘pãozinho solidário’ em feira nacional de jóias

Evento será nesta terça-feira, às 11 horas

ter, 11/02/2003 - 9h21 | Do Portal do Governo

Do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo


Um pingente de ouro em formato de pãozinho será lançado nesta terça-feira, dia 11, na abertura da XXXVI FENINJER – Feira Nacional de Jóias, promovida pela Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo. A jóia, criada por Sheila Dryzun, foi produzida em série limitada, graças a parceria firmada entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e a Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo (AJESP) que, por meio de seus associados, vai comercializar o pingente doando parte da renda arrecadada com as vendas para as obras do Fussesp.

Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fussesp, acompanhada de Roseli Duque, presidente da AJESP, fará o lançamento do ‘Pãozinho Solidário’ na abertura da feira, às 11 horas. O evento deve reunir, entre os dias 11 e 14, cerca de seis mil empresários do setor de produção e comercialização de jóias.

Além do lançamento da jóia, o Programa de Padarias Artesanais criado por Maria Lúcia Alckmin para gerar emprego e renda e que já distribuiu cerca de três mil kits em todo o Estado, vai ser apresentado para compradores e vendedores de jóias da FENINJER.

Representantes dos mercados nacional e internacional vão participar do encontro para conhecer novas tendências e comercializar produtos; e mesmo não sendo aberta ao público, a feira é uma excelente oportunidade para o Fussesp divulgar um de seus programas. Para isso, três entidades entre as tantas beneficiadas com capacitação e doação de kits, incluindo-se unidades da Febem, tribos indígenas, entidades assistenciais, fundos municipais, hospitais, creches e penitenciárias, estarão produzindo diferentes tipos de pães para degustação dos presentes.

Essa proposta de associar trabalho beneficente com a feira só foi possível graças a mobilização dos organizadores, coordenados por Solange A. Moreira. Assim, o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais e a AJESP cederam o stand. A arquiteta Katia Basilli projetou toda a estrutura e a Artefacto e doou o mobiliário. Por último, a AJESP doou a matéria prima para produção dos pães.

Para Maria Lúcia Alckmin a iniciativa de apresentar o kit (composto por um forno, um botijão de gás, um liqüidificador, uma batedeira e quatro assadeiras), para os empresários presentes, pode trazer bons resultados. ‘A apresentação do material no stand é muito importante, pois sempre estamos em busca de novos parceiros. Tenho certeza que as pessoas vão se impressionar com o os resultados alcançados a um custo tão pequeno’, destaca. A presidente do Fussesp lembra ainda que além da divulgação do seu programa de capacitação a AJESP está gerando renda para as famílias das entidades envolvidas: ‘eles estão tendo oportunidade de ganhar seu dinheiro com dignidade, esse é um gesto louvável, que pode servir como exemplo para outros segmentos da sociedade empresarial’, conclui.

Programa de Padarias Artesanais

Além da doação dos kits de panificação, já foram capacitados pelo programa de Padarias Artesanais, 1.918 agentes multiplicadores. Destes, 600 fizeram o curso na Capital e 1.318 no interior. Na prática, cada entidade da Capital indicou dois participantes que após um dia de curso, com direito a diploma da Secretaria da Agricultura, tornavam-se multiplicadores, voltando para suas comunidades com o compromisso de repassar as instruções recebidas. No interior, as aulas foram ministradas nas 13 células regionais do Fussesp atendendo Fundos Municipais de todo o Estado.

Neste um ano e meio de existência, o programa recebeu a adesão de 30 empresas. O Grupo Santander foi o maior parceiro do Fussesp neste projeto doando 1.400 kits, num custo total de R$ 940 mil. Esta parceria do Fussesp com o Santander/Banespa possibilitou a doação de kits de padaria artesanal para os 645 municípios além de núcleos de 45 conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano(CDHU), creches e hospitais.

Novas Cozinhas

Para atender melhor o programa de capacitação o Fussesp construiu em sua sede, no Parque da Água Branca, duas cozinhas. As obras, também feitas em parceria com a iniciativa privada, foram instaladas no Espaço Convivência, prédio anexo à sede do Fussesp. E, possibilitaram a duplicação da capacidade de atendimento dos cursos de profissionalização em panificação, dobrando, naquele espaço, o atendimento de 12 para 24 pessoas por dia.

Data: Terça-feira, dia 11 de fevereiro de 2003
Horário: 11 horas
Local: Transamérica Expo Center
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – São Paulo-SP

(RK)