Solidariedade: Fundo Social debate o Programa Padarias Artesanais com 25 municípios

Encontro foi presidido por Maria Lúcia Alckmin nesta quinta-feira, dia 24, na cidade de Pompéia

qui, 24/07/2003 - 13h35 | Do Portal do Governo

Ao presidir reunião de avaliação do Programa de Padarias Artesanais, implantado em 25 cidades das regiões de Marília e Tupã, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, deu ênfase a todas as iniciativas sociais que geram renda e emprego. O encontro foi realizado nesta quinta-feira, dia 24, com as presidentes dos Fundos Sociais Municipais, no município de Pompéia.

Por meio de relatos das diferentes atividades criadas em cada cidade que recebeu o kit padaria artesanal, as presidentes dos Fundos Municipais expuseram os avanços sociais obtidos. As padarias são implantadas para qualificar pessoas desempregadas e auxiliá-las a conseguir trabalho.

Para Maria Lúcia, neste momento de dificuldades que a população vem enfrentando, é preciso apostar em soluções simples que levem ética, cidadania, saúde e dignidade às pessoas. Na sua opinião, isto está sendo alcançado com o programa de Padaria Artesanal, que oferece capacitação profissional, gera renda e emprego. “Afinal, não basta dar o pão. É preciso ensinar a fazê-lo e comercializá-lo”, analisou.

A presidente do Fussesp também aproveitou a oportunidade para falar do estabelecimento de uma parceria com o Sebrae que viabilizará cursos de formação de cooperativas em treze regiões do Estado.

No encerramento do evento, Maria Lúcia creditou o sucesso do trabalho do Fundo Social ao empenho e à participação das primeiras damas dos municípios e aos vários parceiros do Programa. Os beneficiários são os 645 municípios e as 1.700 entidades sociais cadastradas na Capital.

Programa Padarias Artesanais

O Programa Padarias Artesanais está completando dois anos. Para a sua viabilização são capacitadas pessoas indicadas pelos Fundos Municipais ou por entidades cadastradas na Capital. Posteriormente, são entregues os kits de padaria artesanal, compostos por forno inox, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras de alumínio. Ao todo já foram distribuídos cerca de 3 mil kits e capacitados 6 mil agentes capacitadores.

O Programa será estendido, a partir do mês de agosto, para 400 escolas da rede estadual, que serão abertas nos fins de semana para receber a comunidade, por meio do Programa Parceiros do Futuro.