Solidariedade: Fundação Pró-Sangue comemora ‘Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue’

Data é comemorada em 25 de novembro

ter, 11/11/2003 - 12h10 | Do Portal do Governo

Criado em 1964, o dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, é a data especial para os hemocentros tornarem pública toda a gratidão a esse herói anônimo que num gesto simples, mas nobre, salva vidas.

A Pró-Sangue sempre lutou para criar uma cultura de doação voluntária de sangue em nosso País, despertando o interesse da população para esse importante ato de cidadania e solidariedade.

Ousada em campanhas de incentivo à doação de sangue, a Pró-Sangue criou, em 1995, o ‘Imite Seu Ídolo: Doe Sangue’ que já contou com a participação de mais de 50 artistas e formadores de opinião.

A campanha ajudou a conscientizar novos doadores, pois o cidadão brasileiro é estimulado a exercer sua solidariedade seguindo o exemplo de alguém com quem ele se identifica, como seu ídolo. Desde então, a Pró-Sangue vem aumentando o número de doadores voluntários, que era de 20% em 1995, para 68% em 2003. No restante do país o número é menor: 40%.

Em 2002, foram coletadas no Brasil cerca de três milhões de bolsas de sangue. Menos de 2% da população doa sangue. Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, esse índice deveria ser entre 3% a 5%.

Infelizmente, hoje, a desinformação ainda é o maior empecilho para que a população brasileira, que é notoriamente solidária, doe. Nos países da Europa e Estados Unidos, a situação é bem diferente, pois a população foi conscientizada para a importância da doação em função de fatores históricos, tais como: conflitos internos, guerras e acidentes naturais que tiveram que enfrentar.

A Pró-Sangue, conta com o apoio de empresas para realizar uma grande festa em seus postos de coleta, de 24 a 29 de novembro.

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Pró-Sangue

C.C.