Solidariedade: Escolas estaduais recolhem 24 toneladas de alimentos para famílias carentes

Gincana de 16 a 20 de dezembro mobilizou todas as escolas estaduais da capital

ter, 24/12/2002 - 11h48 | Do Portal do Governo

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Rede Globo está possibilitando um Natal mais alegre para famílias carentes da Capital. Foi o SP Desafio de Natal, uma gincana solidária, que arrecadou mais de 24 toneladas de alimentos não perecíveis e 28 mil brinquedos para serem distribuídos nas comunidades mais pobres de São Paulo.

A entrega simbólica das cestas básicas foi feita pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Maria Lucia Alckmin, e pelo secretário adjunto de Educação, Fabio Sabba, nesta segunda-feira, dia 23, na Associação Centro Social Brooklin Paulista. Na região, que engloba as favelas do Piolho, Buranco Quente e Levanta a Saia, cerca de 500 famílias receberão as doações.

Uma das primeiras moradoras a receber as doações foi Terezinha Maria de José. Para ela, esta iniciativa tem valor especial. ‘Somos pessoas que precisam demais de ajuda. Com o pouco que cada um colaborou nesta gincana, muita gente necessitada vai ter o que comer neste Natal’, afirma Terezinha.

A gincana mobilizou alunos e professores de todas as escolas estaduais da capital de 16 a 20 de dezembro. Cinco escolas, uma em cada região da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro), tornaram-se pólos de arrecadação. No último sábado, dia 21, todas as equipes fizeram uma apresentação simbólica da arrecadação, em frente ao Obeslisco, no Parque do Ibirapuera. A equipe vencedora foi a da Zona Leste, com a arrecadação de 6 mil brinquedos e 8 toneladas de alimentos.

O total arrecadado foi destinado à ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, que repassará os donativos para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) da seguinte forma: serão contemplados os Pólos Centro e Leste que, por sua vez, repassarão para as entidades ligadas ao Fundo. Nos outros três Pólos, o arrecadado irá para a Ação da Cidadania que será repassado às entidades vinculadas.

Da Secretaria de Estado da Educação

(Fonte: www.educacao.sp.gov.br)

R.K.