Solidariedade: Ajude o Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público a sair do vermelho

Doações caíram e estoque é insuficiente para atender os pacientes

qui, 04/11/2004 - 12h21 | Do Portal do Governo

O Serviço de Hemoterapia ou Banco de Sangue – denominação mais popular – do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) está com o seu estoque de sangue e hemoderivados baixo. Rotineiramente, ele recebe cerca de 1.100 bolsas de sangue por mês por meio de doações de familiares e amigos de pacientes internados no hospital. Ele é usado em grandes cirurgias ou em pacientes que necessitam de transfusão por motivo de doenças ou outra razão.

O sangue não é produzido em laboratório e a única maneira de obtê-lo é através de doação, que é um ato que depende da boa vontade de cada pessoa. Embora haja um tabu sobre o procedimento, ele é muito simples, completamente seguro e sem qualquer contra-indicação para quem doa.

Todo material utilizado é individual e descartável. Quem doa sangue uma vez não precisa doar sempre. Se quiser continuar a fazer a doação, deve respeitar o intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 para mulheres.

Doar sangue não causa qualquer mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece. O volume doado é reposto imediatamente pelo organismo e cada doação pode atender até quatro pessoas diferentes. O sangue passará por testes para detecção de várias doenças transmissíveis e também será processado e separado em concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crio precipitado.

O doador só precisa ser saudável, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido bem durante a noite, estar bem alimentado nas últimas 24 horas e levar documento de identidade ou carteira profissional. Só não será possível fazer a doação caso a pessoa esteja com gripe, febre ou outro tipo de infecção, se estiver tomando algum medicamento ou em tratamento médico, tiver tido hepatite após os 10 anos de idade, tiver feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses, estiver alcoolizado ou for usuário de drogas.

O Banco de Sangue do HSPE fica na Rua Pedro de Toledo, 1800 – em frente à lanchonete – e funciona das 7h30 às 18 horas de segunda a sexta-feira, aos sábados das 7h30 às 17h30 e domingos e feriados das 7h30 às 17 horas. Os telefones para informações são (11) 5088-8166 e (11) 5088-8249.

A doação é segura e ajuda aos pacientes em tratamento

Com a chegada de 38 novos equipamentos, o processo de informatização e as reformas executadas na área física transformaram o Serviço de Hemoterapia do HSPE em um dos mais bem aparelhados do Brasil. “Essa modernização significa ainda mais segurança e qualidade do sangue oferecido aos pacientes do Iamspe” assegura o Diretor da Hemoterapia, Dr. José AugustoBarreto.

O próximo objetivo do Diretor é viabilizar uma consultoria para que o Serviço institua as normas necessárias para a obtenção do certificado de qualidade – ISO 9000. Para se ter um exemplo dessa modernização, o Diretor conta que o Serviço é um dos poucos no Brasil que possui um irradiador de sangue, usado em pacientes que podem desenvolver uma doença grave e na maioria das vezes fatal, chamada doença do enxerto contra o hospedeiro transfusional (GVHD-TA). O equipamento irradia: concentrado de plaquetas e de hemácias, com a finalidade de destruir os linfócitos existentes nas bolsas doadas e que podem ocasionar GVHD-TA em pacientes, por exemplo, com leucemia.

O Serviço de Hemoterapia tem em funcionamento um ambulatório transfusional, o que evita que o paciente seja internado para receber transfusão. Além do irradiador, a Hemoterapia ainda dispõe, entre outros, de equipamento de aférese que realiza a coleta de células tronco (Stem-Cell) em pacientes indicados para fazer transplante autólogo de medula, bem como coleta de plaquetas e plasmaferese terapêutica. Também conta com um equipamento para recuperação do sangue durante grandes cirurgias (Cell Save), a fim de coletar e tratar este sangue para ser devolvido ao paciente, evitando-se as transfusões.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe

C.C.