Solidariedade: Agentes Multiplicadores atendem população carente da Capital

Os Agentes Multiplicadores são formados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo

ter, 03/12/2002 - 17h14 | Do Portal do Governo

A formatura de Agentes Multiplicadores, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), reuniu nesta Terça-feira, dia 3, representantes de lideranças comunitárias e entidades assistenciais cadastradas, que atendem crianças, jovens e adultos, moradores de regiões carentes da Capital.

O programa desenvolvido pelo Núcleo de Capacitação de Agentes Multiplicadores, do setor de programas e Projetos-GPP, formou no segundo semestre deste ano, 1.395 novos agentes multiplicadores que participaram de cursos em 19 modalidades, voltados para geração de emprego e renda.

Para Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fussesp, ‘este trabalho, além de proporcionar mais dignidade e cidadania para os adultos, tira jovens e crianças da rua, livrando-os da violência e das drogas’. Lu Alckmin agradeceu ainda todos que direta e indiretamente tem viabilizado estes cursos de capacitação. ‘Parceiros, monitores, professores, tornaram viável a mudança de qualidade de vida destas comunidades’, concluiu.

Antônio Carlos Sartini, coordenador das Oficinas Culturais e Artesanais da Secretaria da Cultura do Estado falou em nome dos parceiros do Fussesp, manifestando o interesse em manter as atividades para o próximo ano. ‘Vamos priorizar a continuidade deste programa, que tem ajudado tanta gente’.

As diferentes modalidades oferecidas como panificação, educação sexual, oficinas culturais e de artesanato visam capacitar lideranças comunitários que reproduzem os cursos em suas comunidades, segundo Marilene Nogueira de Medeiros, coordenadora do programa de capacitação.

Para Cleide Lima da Silva, professora de reciclagem de papel, do projeto Construindo o Futuro, de Vila Prudente, participar do curso representou a oportunidade de conhecer novas técnicas, além de possibilitar uma avaliação da melhor maneira de produzir e aplicar os conhecimentos adquiridos com o grupo de 45 alunos, com idade entre 12 e 15 anos, para quem dá aulas.

Segundo Rosane de Araújo Borges, coordenadora do Construindo o Futuro, o trabalho sócio-educativo realizado pela entidade, atende 200 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 14 anos da Favela de Vila Prudente. ‘Para nosso grupo a parceria com o Fussesp tem possibilitado grandes resultados, recebemos o kit da Casa de Brinquedos, com duzentos brinquedos novos para a comunidade e participamos do programa de capacitação de padaria artesanal, que nos possibilitou a montagem de duas padarias, com kits montados por parceiros do Fundo Social do Estado’.

Rosene destacou ainda que os monitores da entidade fizeram neste segundo semestre cursos de reciclagem de sucata, pintura em seda, pintura a óleo e reciclagem de papel. A coordenadora do núcleo de Vila Prudente disse ainda que não acreditava que poderiam fazer coisas tão bonitas, ‘estes cursos nos mostraram que podemos trabalhar com muita criatividade, aproveitando materiais descartáveis e principalmente, estamos livrando estes menores da violência, oferecendo a eles uma profissão. Estas crianças saem de casa muito cedo para trabalhar e a nossa função, com o apoio do Fussesp, tem sido orientar estes jovens, oferecendo melhores oportunidades para todos.