Solidariedade: Ações buscam conscientização e respeito aos portadores de deficiência

Lu Alckmin visitou 4 entidades da Zona Norte, conquistando novos voluntários e doações

qui, 16/09/2004 - 16h21 | Do Portal do Governo


Jefferson Del Carlo e Angela Mesquita são peritos criminais da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo. Maria de Lourdes dos Santos Silva é líder comunitária na Zona Norte da Capital. Até a manhã desta quinta-feira, dia 16, Jefferson e Angela, que trabalham juntos, não conheciam Lourdes. Mas, nesse momento, eles já são parceiros e vão oferecer atendimento odontológico a portadores de deficiência. Para que isso acontecesse não foi preciso nenhuma mágica. Bastou uma visita à entidade assistencial Arca do Brasil, no bairro de Brasilândia, Zona Norte da Capital.

Incentivados pela Semana de Solidariedade promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Jefferson e Angela estiveram na entidade com Suely Perioli, mulher do superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli. O objetivo era saber de que forma o órgão do Governo paulista poderia auxiliar a instituição. A ação, porém, foi além e conseguiu mais. A Polícia vai doar 50 quilos de farinha por mês para a Padaria Artesanal da entidade, pisos para reforma de uma área externa e auxílio na comercialização de sacos de lixo produzidos pelas pessoas atendidas.

Mas Jefferson, que é dentista por formação, resolveu avaliar e oferecer atendimento básico aos portadores de deficiência atendidos pela Arca do Brasil, como voluntário. Angela prontificou-se imediatamente a ajudar e Lourdes, que atua no atendimento de crianças portadoras de deficiência na região, no Projeto Criando Asas, ofereceu espaço. Jefferson, então, decidiu ceder temporariamente uma cadeira odontológica que possui na sede do Criando Asas, e lá atender as crianças e também o pessoal da Arca do Brasil. Além deles, uma fisioterapeuta e um advogado também se ofereceram para atuar na Arca do Brasil como voluntários.

“Se cada um fizer sua parte, o mundo será muito melhor. Durante essa Semana de Solidariedade, estamos incentivando a sociedade a visitar e ajudar as entidades que oferecem assistência aos portadores de deficiência. Quem não tem recursos econômicos, que faça uma visita, leve carinho. É disso que as pessoas precisam, de amor”, afirmou Lu Alckmin.

Ela visitou nesta quinta-feira quatro entidades assistenciais da Zona Norte para ver de perto o trabalho que desenvolvem e conquistar parceiros que possam colaborar com essas entidades. São elas: Arca do Brasil, Centro de Amparo ao Excepcional, Associação dos Policiais Militares de São Paulo e Centro Organizado de Tratamento Intensivo à Criança (Cotic). Até o dia 21, Lu Alckmin vai visitar 14 unidades, todas na periferia da Capital.

A presidente do Fussesp destacou ainda que chamar a atenção da sociedade para a inclusão social dos portadores de deficiência, com acessibilidade e empregabilidade, e respeito às diferenças, também estão entre os objetivos da Semana de Solidariedade. “E não é só uma semana. É o começo de uma ação que deve durar todos os dias da nossa vida”, ressaltou.

Respeito às diferenças

A falta de conhecimento, muitas vezes, leva as pessoas a desrespeitarem o portador de deficiência. Anely Jaciara Alves Rocha, de 20 anos, leva diariamente o irmão portador de paralisia cerebral, Rafael Rodrigo, ao Centro de Amparo ao Excepcional (CAE). Há cerca de uma semana, ela foi insultada por um motorista de ônibus, que reclamava do ‘trabalho’ que os irmãos davam para ele.

Para evitar atitudes como essa é que Lu Alckmin implantou a Semana de Solidariedade, que, a cada ano, enfoca um segmento da sociedade. “É preciso chamar a sociedade a refletir, ajudar, apoiar e respeitar”, disse. Na opinião da presidente do Fussesp, as pessoas gostam de ajudar, mas, muitas vezes, não sabem como fazer isso.

Empregabilidade

Nesta quinta-feira, a empresa aérea TAM entrou em contato com Lu Alckmin manifestando intenção de empregar portadores de deficiência. Eles souberam da ação do Fundo Social de Solidariedade através de uma reportagem que viram ontem e decidiram participar também.

A presidente do Fussesp ressaltou que os portadores de deficiência precisam apenas de uma oportunidade, por isso, durante esta semana, vai buscar atrair as empresas para que utilizem mais essa mão-de-obra.

Cíntia Cury