Soldados fazem doação de sangue em comemoração ao Dia do Bombeiro

Iniciativa busca estimular outras categorias profissionais para ações que tragam benefícios à comunidade

qui, 03/07/2003 - 9h50 | Do Portal do Governo

Otávio Nunes, da Agência Imprensa Oficial


O Dia do Bombeiro foi comemorado nesta quarta-feira, dia 2, com uma iniciativa diferente dos soldados da corporação. Eles doaram sangue à Fundação Pró-Sangue do Hemocentro de São Paulo em cinco postos da região metropolitana. A previsão era de que 250 homens participassem da campanha. No Hemocentro do Hospital das Clínicas, grupos de bombeiros começaram a chegar logo cedo, às oito horas da manhã.

O coronel Jair Paca de Lima, comandante dos bombeiros no Estado, também compareceu, mas não pôde deixar seu sangue no HC, porque esteve recentemente proferindo palestras no Estado de Roraima. “Quem visita aquela região tem de ficar seis meses sem doar, pois há o perigo de ter sido picado por algum inseto e contraído doenças típicas do local.” Mesmo assim, mostrou entusiasmo em ver seus soldados perfilados na recepção do cadastro e na ante-sala de doação. “Queremos, com esta ação, estimular outras categorias profissionais e pessoas em geral a colaborar com a fundação e manter sempre um bom estoque a serviço da comunidade.”

O capitão Mauro Lopes, da Comunicação Social da corporação, disse que é a primeira vez que comemoram o Dia dos Bombeiro dessa forma. “É um ato de cidadania importante para despertar a população e contribuir para a melhoria de vida das pessoas.”

Festa e novos postos

O Decreto Federal 35.309, de 2 de abril de 1954, instituiu 2 de julho como o Dia do Bombeiro Brasileiro. A mesma medida estabeleceu a Semana de Prevenção Contra Incêndios, desenvolvida na semana em que o dia 2 de julho estiver compreendido, visando à difusão da educação pública, voltada à prática de medidas preventivas para evitar ocorrências de acidentes de proporções catastróficas.

Este ano, a semana teve início em 30 de junho e irá até domingo, dia 6, quando haverá festa no Parque da Independência, no Ipiranga, em São Paulo, mesmo local onde está o famoso museu. Haverá corrida de bombeiros e outras pessoas interessadas, exposição de viaturas, demonstração de técnicas de salvamento. Será realizada, ainda, entrega de certificados de Bombeiro Honorário a autoridades que se destacaram na área de prevenção de acidentes este ano. “Para as crianças, pipocas, doces e atividades”, anuncia o comandante.

Ainda ontem, o coronel Jair participou, também, da inauguração do Posto do Corpo de Bombeiros do Tatuapé, na capital. Esta semana, outros dois estarão funcionando, nos bairros do Sacomã e de Perus. É uma iniciativa comum do Governo do Estado e prefeitura de São Paulo. A corporação tem, atualmente, no Estado, efetivo de 9.620 bombeiros, incluindo 200 mulheres.

Hemocentro recebe 400 doadores por dia

A médica hematologista, Aline Monteiro, elogiou a atitude dos bombeiros e disse que atualmente o estoque de sangue da fundação está entre 80% e 90%, considerado bom. O material atende a 300 hospitais da rede pública na Grande São Paulo. No hemocentro do HC, a média diária é de 400 doadores. O posto atende de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas. Sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas.

O estacionamento para quem vai doar sangue no HC é gratuito por duas horas, nos dias úteis. O endereço é Avenida Doutor Eneas de Carvalho Aguiar, 155, 1º andar. Quem chega deve prestar atenção a um detalhe: a entrada é o quarto andar do prédio. A pessoa precisa descer alguns lances de rampa para chegar ao primeiro.

O Hemocentro dispõe de 24 cadeiras que podem ser manipuladas para ficar mais confortáveis. São parecidas com as usadas nos consultórios dentários. O doador permanece sentado por aproximadamente 15 minutos. Tempo suficiente para os enfermeiros retirarem de 400 ml a 450 ml de sangue em bolsas plásticas herméticas. Em seguida, a pessoa tem direito a tomar um lanche e suco de frutas gratuitos.

O doador deve ter entre 18 e 65 anos de idade, boas condições de saúde, estar alimentado (jejum apenas quando a pessoa faz exame de sangue em laboratório). Precisa ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 antes da doação, pesar mais de 50 quilos e portar documentos de identidade.

Logo que chega ao Hemocentro, a pessoa preenche cadastro na recepção, faz teste de anemia e de sinais vitais (pressão arterial e pulso) e passa pela triagem clínica, respondendo perguntas sobre hábitos de vida. Após a coleta, o material é analisado para verificar eventuais presenças de aids, hepatites B e C, HTLV e mal de chagas. Depois, é realizado exame para tipificar o sangue como O, A, B e AB, todos nas versões positiva e negativa.

Outros postos da Fundação Pró-Sangue

– Avenida Dante Pazzanese, 500 (perto do Detran)
– Avenida Professor Lineu Prestes, 2.565 (Cidade Universitária)
– Rua Voluntários da Pátria, 4.227 (Mandaqui)
– Rua Ari Barroso, 355 (Osasco)

(LRK)