Sociedade: Integração entre Saúde e Educação reduz casos de gravidez na adolescência

Número de partos passou de 148 mil para 112 mil entre 1998 e 2002

seg, 20/10/2003 - 17h02 | Do Portal do Governo

O trabalho realizado junto aos adolescentes, organizado pela Secretaria da Saúde e com a colaboração do setor de Educação, já está surtindo efeitos positivos. Segundo a professora Albertina Duarte Takiuti, doutora em ginecologia na USP, a gravidez na adolescência sofreu uma redução de 21% no Estado de São Paulo entre 1998 e 2002. O número de partos passou de 148 mil para 112 mil nesse período.

Ela também afirmou que, por causa de um trabalho de conscientização para o uso de preservativos e de combate às drogas, o número de adolescentes que contraíram o HIV não aumentou entre 1998 e 2002, o que pode ser considerado uma vitória. ‘A tendência agora é de o número começar a diminuir.’

Com o engajamento de cerca de 7 mil profissionais – entre médicos, professores, psicólogos, assistentes sociais e outros – o programa de apoio aos adolescentes, denominado Espaço Saúde, é realizado há 17 anos no Estado e recebeu três prêmios da OMS, Organização Mundial de Saúde, em 1991, 1995 e 2003.

A participação da Secretaria da Educação neste programa se tornou ainda maior com a implantação em agosto de 2003 da Escola da Família, que tem como um dos pilares a preocupação em desenvolver uma formação saudável para os jovens. ‘O nosso grande desafio é entender que a adolescência é um período de transição, em que o jovem fica vulnerável. Neste momento, ele necessita que a sociedade lhe alinhave oportunidades, para se sentir acolhido’, destacou a professora, que também é pesquisadora da OMS no Brasil.

Segundo ela, os professores são fundamentais para colaborar com uma formação saudável destes jovens, que estão em uma idade na qual se tornam mais independentes, fator que pode ampliar os riscos à saúde. ‘Eles conhecem o cotidiano dos adolescentes que são seus alunos’, enfatizou.

Nesta sexta-feira, em mais uma etapa do projeto, o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, fez uma apresentação para os participantes do Curso de Capacitação em Saúde Integral do Adolescente, coordenado pela professora Albertina.

Da Secretaria da Educação

M.J.