Social: Projeto Urologista Cidadão será lançado em Bauru, nesta sexta-feira

Objetivo é conscientizar jovens na faixa etária de 13 a 19 anos sobre riscos de doenças sexualmente transmissíveis

qui, 01/04/2004 - 19h29 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 2 de abril, a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, e o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU / SP), Agnaldo César Nardi, estarão em Bauru, onde vão lançar o projeto “Responsabilidade Social – Urologista Cidadão”. O evento terá início às 9 horas na Universidade Sagrado Coração de Jesus (Rua Irmã Arminda, nº 10-60, em Bauru).

O projeto foi idealizado pela SBU/SP e tem o objetivo de conscientização dos jovens na faixa etária de 13 a 19 anos, de ambos os sexos, sobre os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST. A clientela preferencial é proveniente de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, beneficiadas pelos programas Renda Cidadã, Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads).

O “Urologista Cidadão” é um projeto piloto com possibilidade de ser implantado em todos os municípios do Estado de São Paulo, na medida em que a SBU entende que os urologistas devem envolver-se diretamente na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, procurando assim colaborar com o governo e a sociedade.

Pesquisa da ONU

Dados divulgados pela ONU indicam que, no mundo, a cada 14 segundos, um jovem é infectado por uma DST e 60% dos casos acontecem com pessoas menores de 20 anos, sendo que 87% dessa população reside nos países em desenvolvimento.

Outro dado preocupante, divulgado pelo governo brasileiro, é a crescente incidência da AIDS em adolescentes do sexo feminino, na faixa etária de 13 a 19 anos. Tal fato é explicado pelo início cada vez mais precoce da atividade sexual.

Desenvolvimento do Projeto

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento

C.C.