Social: Itapecerica da Serra será beneficiada com Ações Integradas do Governo do Estado

Mais 200 famílias serão beneficiadas com os programas Renda Cidadã e Ação Jovem

ter, 24/08/2004 - 18h03 | Do Portal do Governo

Mais 200 famílias serão beneficiadas com os programas Renda Cidadã e Ação Jovem, além do Vivaleite, Meu Primeiro Trabalho e Emergencial de Auxílio Desemprego (frentes de trabalho), visando garantir melhor qualidade de vida às famílias da região.

A secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, estará nesta quinta-feira, dia 26, em Itapecerica da Serra (Região Metropolitana de São Paulo), junto com o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Arnaldo Madeira, e outros representantes de secretarias estaduais, para a implantação do Programa de Ações Sociais Integradas. Idealizado pelo Comitê Gestor de Políticas Sociais, as ações sociais conjuntas beneficiarão famílias em situação de vulnerabilidade social, residentes no município. O evento será realizado às 15h00, na Quadra Poliesportiva ‘João Galera’ (Avenida dos Itapecericanos, nº 440, Parque Paraíso), em Itapecerica da Serra – SP.

A participação da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) nas ações ampliará o benefício do programa Renda Cidadã para o total de 440 famílias, com renda inferior a um salário mínimo, que receberão um auxílio mensal de R$ 60, por 12 meses, prorrogável por igual período, por meio de cartão bancário do Banco Nossa Caixa. No projeto Ação Jovem, 100 jovens com idade entre 15 e 24 anos, que estão fora da escola e não completaram o ensino básico, receberão uma bolsa-auxílio de R$ 60 por mês, sob a condição de retornarem às aulas e completarem seus estudos.

Além do apoio financeiro temporário, as famílias também contam com suporte de ações socioeducativas para fortalecer os vínculos e relações familiares, melhorar as condições de saúde e qualidade de vida de seus integrantes. Também está previsto o incremento de atividades que propiciem sua auto-sustentação. Com essa finalidade a Agência de Desenvolvimento Social (vinculada à Seads), vai promover a capacitação de associações de famílias, para a elaboração de planos iniciais de pequenos negócios, em parceria com empresas privadas e entidades sociais.

O Comitê Gestor de Políticas Sociais, presidido por Arnaldo Madeira, é formado pelas secretarias estaduais: da Assistência e Desenvolvimento Social, Agricultura, Casa Civil, do Planejamento, da Fazenda, da Educação, da Saúde e do Trabalho e Emprego. Foi idealizado pelo Governo do Estado para planejar as prioridades e definir as estratégias de ação e de alocação de recursos para a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social.

Da Assessoria de Imprensa da Seads

M.J.