Social: Erradicação do trabalho infantil será discutida no I Encontro Estadual do PETI

Encontro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) será realizado nos dias 22 e 23 de julho

sex, 19/07/2002 - 19h15 | Do Portal do Governo

Encontro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil será realizado nos dias 22 e 23 de julho

O 1º Encontro Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti, será realizado nos dias 22 e 23 de julho (segunda e terça-feira), das 8h30 às 19h00, no auditório ‘Rui Barbosa’ da Universidade Mackenzie (Rua Itambé, 45 – Capital).

No evento estarão reunidos representantes de 156 municípios que, no mês de maio, realizaram Seminários de Avaliação Municipal e, em junho, nove encontros regionais, visando identificar os principais avanços e desafios do Peti, programa vinculado à Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seads). A partir das experiências implantadas, pretende-se redirecionar a ação do programa, com vistas à efetivação de seus objetivos.

O Encontro contará com a participação da Dra. Irene Rizzini, professora a Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro, autora de mais de uma centena de obras e trabalhos referentes ao tema criança/adolescente, entre os quais: ‘O Século Perdido: raízes históricas das políticas sociais para a infância no Brasil’ – 1977.

No dia 22, às 19 horas, será aberta, no local, uma Exposição sobre o tema, com apresentação de crianças freqüentadoras do Peti, dos municípios de São Bernardo do Campo e Capital.

No dia 23, às 16 horas, haverá uma apresentação de crianças dos municípios de Itapirapuã Paulista e São Vicente

Trabalho infantil

Em muitos lugares do Estado de São Paulo, neste momento, crianças sobrevivem da coleta de lixo e outros trabalhos considerados perigosos, penosos, insalubres ou degradantes. Este é um dos dados obtidos no primeiro levantamento realizado pela Seads, em relação à caracterização das 29.701 crianças e adolescentes atendidos pelo Peti em 156 municípios. Segundo o levantamento, antes de entrarem no programa, desenvolviam as seguintes atividades:

42% – coleta de lixo ou de material reciclável
19% – vendedores ambulantes / farol
13% – agricultura / pecuária / horticultura
7% – guardador de carro
6% – construção civil / olaria / ajudante geral
3% – babás / empregadas domésticas
2% – engraxate
2% – artesão / montador de jóias

Leia também:

  • Peti atende famílias das zonas urbana e rural