Social: Agência de Desenvolvimento Social revela talentos artesanais na Brazil Promotion

Evento será realizado de 3 a 5 de agosto, no Transamérica Expo Center

seg, 02/08/2004 - 17h33 | Do Portal do Governo

Sob convite da Agência de Desenvolvimento Social, órgão vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads, três entidades sociais do Interior do Estado de São Paulo estarão expondo seus produtos em um dos mais importantes eventos do mercado de marketing promocional, a Brazil Promotion, que acontece de 3 a 5 de agosto no Transamérica Expo Center (Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, em São Paulo).

As entidades selecionadas

Cooperativa de Artesanato de Design da Serra Paulista, Projeto CURUMIM e Projeto Lua Nova – fazem parte do programa de geração de renda e apoio à população em vulnerabilidade social, idealizado pela Agência de Desenvolvimento Social – Seads. As peças fabricadas artesanalmente pela comunidade local de cada entidade estarão expostas em três estandes. A feira é uma oportunidade para que as entidades atendidas pela Agência abram mercado, mostrando que seus produtos têm qualidade e preço.

A Brazil Promotion é uma feira destinada ao marketing promocional, que reúne os principais segmentos do mercado promocional para a demonstração e comercialização de seus produtos e serviços, como brindes, presentes corporativos, embalagens, recursos gráficos e editoriais.

O que as entidades produzem

A Cooperativa de Artesanato de Design da Serra Paulista (CADESP) fabrica diversos produtos artesanais a partir de palha, fibra de bananeira, couro e tecido. Esta cooperativa é um projeto social de economia solidária, que agrega mais de 120 famílias de São João da Boa Vista. É formada por um grupo de artesãos locais que produz os produtos concebidos por um grupo de designers. A profissionalização da produção do artesanato de design para a formação da cooperativa de trabalho foi idealizada pela Agência de Desenvolvimento Social. O Projeto está sendo incubado por dois anos pelo sistema de incubadoras, em parceria com o SEBRAE.

A Fraternidade Universal Projeto Curumim mantém uma cooperativa de trabalho formada por pais das crianças e jovens inscritos no projeto, os quais aprendem a trabalhar na reciclagem de papel, desde a sua confecção até a utilização do mesmo na produção dos mais variados produtos, e daí a comercialização dos mesmos no mercado. A entidade social também desenvolve projetos com crianças e jovens de baixa renda do município de Atibaia, dando-lhes oportunidade para desenvolver suas potencialidades e talentos, inserindo-os no mercado de trabalho.

A Associação Lua Nova desenvolve o projeto com mães e gestantes em situação de risco e vulnerabilidade social, geralmente ainda adolescentes, usuárias ou não de drogas. O projeto conta com a participação de costureiras-coordenadoras da comunidade local que interagem com as artesãs-aprendizes na produção de bonecas, animais, velas, móbiles, bolsas, kits de cozinha, entre outros. A renda permite a abertura de cadernetas de poupança para as jovens mães, auxiliando no projeto de suas vidas futuras.

Agência de Desenvolvimento Social (ADS)

A Agência de Desenvolvimento Social (ADS) é um programa do Governo do Estado de São Paulo vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que tem como objetivo financiar projetos de geração de renda para organizações e entidades sociais que atendem a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social. Também oferece apoio técnico a projetos de produção de bens e serviços mantidos por essas entidades.

A Agência financia máquinas, equipamentos, ferramentas, móveis, matérias primas, reforma e ampliação de instalações fixas, veículos e assistência técnica. O valor máximo do empréstimo é de R$ 33.000,00. O prazo de amortização do capital é de 36 meses e a taxa de júris é de 10% do índice de correção da poupança.

Outras informações sobre o processo de solicitação de financiamento para projetos sociais podem ser obtidas no site www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br

Serviço

– Evento: Brazil Promotion
– Data: 3 a 5 de agosto, das 14 às 21 horas
– Local: Transamérica Expo Center – Pavilhões A e B
(Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, São Paulo – SP)
– Entrada Franca