Site de investimentos do Estado de São Paulo bate a marca de 280 mil atendimentos

No ar há dois anos e meio, é o único que oferece informações on-line 24 horas por dia

qui, 24/07/2003 - 9h22 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Por Viviane Santos

O site na internet da Central Digital para o Desenvolvimento ( www.investimentos.sp.gov.br) existe há dois anos e meio e já atendeu a 280 mil usuários. O projeto, resultante da parceria entre a Imprensa Oficial do Estado e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, tem como objetivo oferecer informações a empreendedores do Brasil e do mundo que queiram investir produtivamente no Estado de São Paulo.

O site possui banco de dados que permite ao internauta receber uma série de cruzamentos com informações básicas, tais como capacitação de recursos humanos, indicadores econômicos, sociais, infra-estrutura geral, centros de pesquisa e legislação específica. Estes dados possibilitam que o usuário compare São Paulo com outros Estados, e Brasil a outros países. São utilizados também como parâmetro para a seleção de municípios.

Há o atendimento on-line, em tempo real, 24 horas por dia/útil, em três idiomas: inglês, espanhol e português. Por meio do site, os cadastrados podem complementar suas pesquisas ou solicitar o material que não encontrou. “É o único do mundo que presta esse serviço on-line, 24 horas por dia. O mercado é competitivo, quem for mais ágil leva vantagens. Nossa página está sempre sendo melhorada, de acordo com a demanda dos usuários”, afirma o gestor do projeto, Fernando Dalazoni.

Resultados positivos

Uma das estratégias de divulgação é o serviço de marketing internacional da central, criado para manter contato, via correio eletrônico ou telefônico, com mais de 9.100 instituições de outros países (similares aos sindicatos e associações patronais da área empresarial do Brasil). Além disso, funcionários da central participam de eventos no Brasil para divulgar as potencialidades do site.

Para o gestor, os resultados são positivos. “É um grande sucesso pelo número crescente de usuários atendidos satisfatoriamente. Na comunidade empresarial usuária da página, há empreendedores que não decidem nada antes de consultá-la.” Em maio do ano passado, eram 10 mil grupos de investidores cadastrados, hoje são 16,5 mil.

“No primeiro semestre que foi criado o projeto (janeiro a julho de 2001), tivemos o registro de 40 mil usuários. No segundo, 50 mil.” Dalazoni demonstra que, no ano seguinte, os números também indicaram aumento gradativo: 65 mil no primeiro semestre e 70 mil no segundo. “Até o final desse mês, devemos bater a marca de 80 mil cadastros, um número estrondoso.”

Ele ressalta que há dois meses 48% das consultas originavam-se do Brasil e 52% do exterior, especialmente dos Estados Unidos, França, Japão, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Suiça, Finlândia e Dinamarca. Atualmente há equilíbrio entre o púbico interno e externo. Quarenta por cento dos acessos ao chat provêm dos Estados Unidos e Europa, seguidos da América Latina e países orientais.

Página foi criada a partir de pesquisas internacionais

A página www.investimentos.sp.gov.br foi desenvolvida a partir de pesquisas com representantes de 13 países e colaboração de especialistas em economia e mercado. Contou também com a análise de iniciativas nacionais e internacionais.

A atualização do banco de dados ocorre por meio do contato com mais de 350 organizações públicas e privadas, que enviam à central informações de interesse do investidor. Freqüentemente, as prefeituras do Estado também encaminham dados ao site, de acordo com as solicitações dos usuários.

Os 14 funcionários da central são trilíngües (português, inglês e espanhol) e tiveram treinamento adequado para atender aos investidores do mundo. Tais usuários possuem perfis diferenciados de comportamento e necessidades, de acordo com a cultura e condições socioeconômicas.

Aprovação estrangeira

Cita o exemplo da Eurocentro, corporação empresarial que representa a comunidade européia em São Paulo. “De todas as informações sobre investimentos que a Eurocentro manda para as empresas da Europa, 99% são provenientes do site.”

Existem mais de 3 mil representantes de organizações empresariais cadastradas no serviço de newsletter (envio de notícias traduzidas em periodicidade semanal, quinzenal e mensal).

A central digital ganhou reconhecimento de instituições internacionais, como a Microsoft e o Banco Mundial. “No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores formalizou convênio com o governo do Estado para o recebimento de informações”, explica o gestor.

(LRK)