Site da Imprensa Oficial do Estado ultrapassa 10 milhões de acessos

Na média, são mais de 182 mil visitas por mês ao longo de 55 meses na rede mundial de computadores

dom, 27/01/2002 - 12h01 | Do Portal do Governo

O site da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, disponível ao público desde maio de 1997, atingiu a marca dos dez milhões de acessos na segunda semana de janeiro de 2002.

“No Brasil, só endereços atraentes e famosos, em geral dedicados ao entretenimento, conquistam números desse porte”, destaca Márcio Nunes, gerente do Centro de Tecnologia da Informação da empresa.

A média mensal é de 182 mil acessos sobre o total acumulado. E vem crescendo, por diversos motivos, tais como: aumento de usuários na internet, divulgação do serviço e informatização em geral. Por isso, a soma dos últimos meses de aproximadamente 400 mil acessos por mês. As estatísticas diárias apontam para um volume de 20 mil acessos nos dias úteis e 8 mil por dia nos finais de semana. “Trata-se de crescimento exponencial nos últimos dois anos”, destaca o gerente do CTI da Imprensa Oficial do Estado.

Informações que se renovam diariamente

No site da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – www.imprensaoficial.com.br – são encontrados todos os atos publicados nos cadernos do Diário Oficial, oriundos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do governo do município da capital.

Essas informações se renovam diariamente. Outras ali estão em caráter permanente, como é o caso da legislação estadual dos últimos trinta anos. São mais de 60 mil textos, entre eles leis, leis complementares e decretos.

Todo esse vastíssimo universo de informações pode ser pesquisado a partir de muitas entradas: o número da lei ou do ato, a data da edição em que foi publicado, a gestão administrativa em que foi promulgada ou ainda por palavras-chave ou termo descrito no ato.

Vitrine reconhecida no Brasil e no exterior

Os atos publicados nos cadernos do Diário Oficial ficam disponíveis na internet por aproximadamente vinte dias, à disposição de usuários da cidade de São Paulo, do interior do Estado, do Brasil e do exterior, a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente do jornal impresso.

“Isso consolida a marca e o nome da Imprensa Oficial, uma vitrine reconhecida não só pelo setor da administração estadual, mas também pela iniciativa privada, no Brasil e até mesmo no exterior”, destaca o gerente do CTI. Tanto é assim que o site tem despertado atenção de empresas interessadas em colocar banners, links reversos, exatamente pela respeitabilidade da marca, identificada como um “serviço público de qualidade” e pelo expressivo volume de acessos.

Atualizado diariamente, por volta da meia-noite, o site foi disponibilizado na internet no dia 1º de maio de 1997 e está hospedado num servidor próprio, com canal exclusivo de comunicação. O canal de acesso à internet tem capacidade de 2 Mbits, dispondo, ainda, de outro canal para contingência de partida automática. O servidor tem canal de acesso exclusivo e está instalado na Rua da Mooca, 1921, zona leste da capital.

Apesar desse sucesso (provavelmente, também por causa dele), uma remodelação no site já está nos planos da Imprensa Oficial. Serão acrescentados outros serviços, um novo desenho, para torná-lo mais simples e agradável e facilitar ainda mais a pesquisa e a navegação. Essa mudança possibilitará o encaminhamento por e-mail das informações oriundas das diferentes fontes do Poder Judiciário, espalhadas pelas comarcas do Estado, exatamente as que provocam o maior número de acessos e pesquisas.