Site da Imprensa Oficial do Estado oferece novo serviço para o setor jurídico

Anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin durante abertura do I Seminário Internacional de Direito na Era Digital 2002

qua, 08/05/2002 - 19h58 | Do Portal do Governo


O site da Imprensa Oficial do Estado vai apresentar um novo serviço de interesse público, principalmente para o setor jurídico de São Paulo, a partir da próxima quarta-feira, dia 15. Trata-se de um mecanismo de busca em que o interessado poderá ter acesso a informações das matérias publicadas nos cadernos do Poder Judiciário do Diário Oficial do Estado, que tem em média 1.300 páginas diárias. As páginas do Tribunal de Contas do Estado e dos Tribunais Regionais do Trabalho também estarão disponíveis para busca e pesquisa.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 8, pelo governador Geraldo Alckmin durante a abertura da I Conferência Internacional de Direito na Era Digital 2002, que prossegue até amanhã no Hotel Meliá, na Capital.

O governador informou que o site da Imprensa Oficial vai oferecer aos advogados, o mesmo serviço que os bancos prestam aos seus clientes na questão de serviços eletrônicos. ‘O advogado, por exemplo, poderá contratar um serviço adicional para receber por e-mail todas as informações que solicitar. Além disso, a Imprensa Oficial do Estado será o primeiro órgão do governo do Brasil a se tornar uma autoridade certificadora digital, com poderes para certificar que os documentos públicos são autênticos.

Para o presidente da Imprensa Oficial, Sérgio Kobayashi, o sistema permitirá maior segurança e agilidade para conseguir certidões e documentos legais, sem que o advogado fique atrás dos balcões, durante dias, para obter uma cópia. O interessado receberá as certificações no escritórios ou em casa. ‘Trata-se de uma revolução no sistema Judiciário’, considera Kobayashi.

Era Digital

Alckmin abriu o encontro por meio de videoconferência de seu gabinete. O seminário está sendo transmitido integralmente para quatro capitais: Belo Horizonte, Recife, Curitiba e Rio de Janeiro, também por meio de videoconferência, permitindo plena interatividade aos participantes durante as sessões de perguntas e respostas.

O evento tem o objetivo de trazer os problemas e soluções apresentados pelos profissionais de Direito como as possibilidades de aplicação da informática nas várias áreas do judiciário, utilizar a videoconferência no julgamento de presos, discutir o limite ético dos recursos da informática no exercício da justiça, entre outros.

O governador comparou a revolução provocada pela Internet com a mesma gerada por Johames Gutemberg, no século XV, quando inventou a imprensa. ‘A tecnologia de informação fez uma revolução na maneira das pessoas agirem e pensarem. Com isto, mudam-se as relações e há uma necessidade de nós termos mudanças também na área de Direito’, analisou o governador.

Alckmin observou que as medidas tecnológicas adotadas pelo Tribunal de Justiça proporcionarão, em breve, aos advogados do Interior acesso os processos sem terem quer vir para a Capital. ‘Também aqui em São Paulo, no Fórum João Mendes Júnior e no Complexo Judiciário Criminal Mário Guimarães, esses avanços vão agilizar o trabalho da justiça, facilitando a vida das pessoas’, afirmou.

Bolsa Eletrônica de Compras

O governador explicou aos participantes, em sua maioria, profissionais de Direito, como a tecnologia vem sendo utilizada em várias áreas da gestão pública. ‘Aqui em São Paulo temos o Governo Eletrônico com o programa Acessa São Paulo, que proporciona à população da periferia e do Interior, o acesso à informática e Internet, evitando a exclusão digital’.

Citou também os serviços que são realizados pelo Poupatempo e a grande economia de R$ 5,7 milhões obtida pelo Estado, por meio de revisão de contratos terceirizados. ‘Hoje, parte de nossas compras são feitas pela Bolsa Eletrônica de Compras, o que permite comprar pneus 20% mais baratos para os carros da polícia’, exemplificou.

‘O Governo do Estado de São Paulo é reconhecidamente um dos exemplos mais completos do uso da informática na área pública, o que foi reconhecido internacionalmente em evento recente realizado na Inglaterra, onde a administração paulista apresentou seus diversos produtos de Governo Eletrônico’, disse o procurador-geral do Estado Elival da Silva Ramos. Ele observou que a repercussão foi muito positiva na Europa. ‘Na informatização do setor público, a Inglaterra não está tão avançada quanto nós, aqui em São Paulo’, declarou.

Referindo-se a participação do governador, por meio da videoconferência, o empresário Jack London destacou que é impossível imaginar administrar um país das dimensões continentais do Brasil sem o uso da linguagem digital.

Valéria Cintra